Captura-de-ecrã-2021-06-22-às-21.19.48

20 Lições de Anna Wintour – Parte 2

Ainda se lembram dos primeiros 10 ensinamentos sobre os quais reflectimos a semana passada?

Como o prometido é devido, seguem os últimos 10, directamente da mente da brilhante Anna Wintour, directorda da Vogue.

11. As coisas nem sempre correm como desejamos, por isso, é importante saber apreciar uma surpresa. Ou pelo menos decifrá-la e entender como pode ser positiva para nós.

12. Até porque as pessoas estão sempre à espera de ver algo diferente. Surpreender o nosso cliente/público/espectador é obrigatório.

13. Portanto, este conselho da Anna W. foi muito directo: não joguem pelo seguro, mostrem um olhar diferente e um ponto de vista muito forte.

14. Vejam o exemplo de Alessandro Michele quando chegou à Gucci: as mudanças foram drásticas, continuando a respeitar a herança da marca. Graças à sua ousadia e estudo cultural até hoje, a Gucci continua a ser das marcas mais relevantes no mundo da moda.

15. E a realidade é que precisamos mesmo de ser reativos, tomar decisões e avançar: a Directora Criativa da Vogue diz que, na altura do 9/11, a revista aprendeu esta lição de forma muito clara o público é fiel a marcas que defendem pontos de vista.

16. Quando procurarem um parceiro de negócios, que ele tenha as habilitações e qualidades que vocês não têm. Se vocês são a parte criativa, que ele seja a parte numérica. Os opostos equilibram um negócio e fazem-no funcionar.

17. É preciso ser-se coerente, sempre.Mantermo-nos fiéis às nossas convicções, sem deixar que opiniões pessoais interfiram no processo. No final, se nós adorarmos o nosso trabalho, é muito provável que a vida laboral se baseie nos mesmos princípios que a nossa vida pessoal.

18. Para se ser uma boa líder (criativa ou não), é preciso aprender, trabalhar em diferentes sítios e em diferentes cargos, querer sempre mais e melhor.

19. Claro, e conhecer muito bem o nosso público/cliente – onde eles vão de férias, qual o estado civil predominante, tipo de agregado familiar e até onde compra o seu café preferido. Para saber isto tudo já nem é preciso sermos paparazzi ou stalkers, acreditem.

20. Basta conhecer todas as plataformas e meios que temos à nossa disposição e tomar o melhor proveito delas.

Francisca Pedra Soares

Voluntária Dress For Success Lisboa 

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir