Captura-de-ecrã-2021-06-22-às-21.19.48

20 Lições de Anna Wintour – Parte 2

Ainda se lembram dos primeiros 10 ensinamentos sobre os quais reflectimos a semana passada?

Como o prometido é devido, seguem os últimos 10, directamente da mente da brilhante Anna Wintour, directorda da Vogue.

11. As coisas nem sempre correm como desejamos, por isso, é importante saber apreciar uma surpresa. Ou pelo menos decifrá-la e entender como pode ser positiva para nós.

12. Até porque as pessoas estão sempre à espera de ver algo diferente. Surpreender o nosso cliente/público/espectador é obrigatório.

13. Portanto, este conselho da Anna W. foi muito directo: não joguem pelo seguro, mostrem um olhar diferente e um ponto de vista muito forte.

14. Vejam o exemplo de Alessandro Michele quando chegou à Gucci: as mudanças foram drásticas, continuando a respeitar a herança da marca. Graças à sua ousadia e estudo cultural até hoje, a Gucci continua a ser das marcas mais relevantes no mundo da moda.

15. E a realidade é que precisamos mesmo de ser reativos, tomar decisões e avançar: a Directora Criativa da Vogue diz que, na altura do 9/11, a revista aprendeu esta lição de forma muito clara o público é fiel a marcas que defendem pontos de vista.

16. Quando procurarem um parceiro de negócios, que ele tenha as habilitações e qualidades que vocês não têm. Se vocês são a parte criativa, que ele seja a parte numérica. Os opostos equilibram um negócio e fazem-no funcionar.

17. É preciso ser-se coerente, sempre.Mantermo-nos fiéis às nossas convicções, sem deixar que opiniões pessoais interfiram no processo. No final, se nós adorarmos o nosso trabalho, é muito provável que a vida laboral se baseie nos mesmos princípios que a nossa vida pessoal.

18. Para se ser uma boa líder (criativa ou não), é preciso aprender, trabalhar em diferentes sítios e em diferentes cargos, querer sempre mais e melhor.

19. Claro, e conhecer muito bem o nosso público/cliente – onde eles vão de férias, qual o estado civil predominante, tipo de agregado familiar e até onde compra o seu café preferido. Para saber isto tudo já nem é preciso sermos paparazzi ou stalkers, acreditem.

20. Basta conhecer todas as plataformas e meios que temos à nossa disposição e tomar o melhor proveito delas.

Francisca Pedra Soares

Voluntária Dress For Success Lisboa 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

A importância da imagem pessoal e profissional

Um guarda-roupa tem de estar adaptado à nossa vida profissional, bem como à nossa vida pessoal. É importante que esteja adequado ao estilo de vida, idade, tipo de corpo, profissão e para diversas ocasiões para

Organizadores Profissionais

Tenho falado muito sobre organizar espaços e tempo nos meus últimos artigos, assim como da importância da ordem na nossa vida.  Mas pode ser que algumas das leitoras não saibam por onde começar ou sintam

Verão com Amor

Os dias cresciam a um bom ritmo. Os pés, descalços, desciam as ruas a correr. A escola tinha terminado e o deitar cedo era substituído por mais uma hora de brincadeira. Sabia que me tinha

A banda sonora de uma vida

Nasci nos anos 70, no meio dos ritmos Disco e das guitarradas Punk Rock dos Led Zeppellin e The Clash. A transição para a década seguinte, trouxe o apogeu da música electrónica e a MTV.