O email é, hoje em dia, o meio de comunicação primordial nos negócios. Faxes e cartas são uma realidade cada vez mais longínqua: o email é mais eficiente, mais rápido e mais barato! À primeira vista, escrever um email pode parecer a mesma coisa que escrever uma carta ou um fax; no entanto, há algumas regras a que devemos obedecer se queremos ter sucesso na comunicação por email.
Estas são as 4 regras para escrever um email eficaz:
Personalizar
Receber emails genéricos que, logo à primeira vista, são obviamente endereçados a uma lista extensa é um gigante turn off. Mesmo num contexto empresarial, gostamos de nos sentir especiais, por isso, perca alguns minutos a personalizar o envio do seu email, tratando o destinatário pelo nome próprio, por exemplo.
Direcionar
Não lemos todos os emails que recebemos. A triagem que fazemos aos emails começa com a leitura do assunto, como tal, garanta que este é curto, apelativo e que desperta a curiosidade do destinatário.
Resumir
A máxima «Tempo é dinheiro» nunca foi tão verdadeira e ninguém quer perder os seus preciosos minutos a ler emails demasiado extensos. Esta regra é de ouro: resuma! Construa um texto objectivo, claro e conciso e vá directa ao assunto.
Rever
Antes de enviar, leia o que escreveu para garantir a coerência e objectividade do texto. No final, use um corretor ortográfico para garantir que o texto segue sem erros.
Uma linguagem concisa, directa e ortográfica e gramaticalmente correcta é o primeiro passo a dar para construir um email eficaz. Estas regras servem para qualquer tipo de email, seja de candidatura profissional ou um contacto comercial.
Use estas 4 regras para garantir um email eficaz e que cumpre o seu objectivo!
Lídia Tavares DiasCopywriter/Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico