Decorar a casa para o Natal é uma das tarefas mais divertidas desta época, e, por isso, sugiro que comecemos pela mesa. São servidos de sete novas ideias?
1.Comece por selecionar o tom da festa
O vermelho é a cor típica do Natal e combina facilmente com o branco, verde ou dourado. O próprio verde conjugado com o tom marfim e o dourado também parte da tradição. Já para aqueles que gostam de fugir ao tradicional… por que não os tons prata combinados com branco? Ou beijes coordenados com preto? Aposte sem medo de arriscar!
2. Vamos às louças.
Há quem opte pelo tradicional serviço de mesa de Natal, (apenas usado nesta altura do ano), mas se for uma pessoa prática e quiser rentabilizar as louças do quotidiano por que não fazer uma mistura criativa? Associar conjuntos distintos, desde que combinem com a toalha, podem resultar numa mesa original!
3. Impossível falar no serviço e esquecer os talheres.
As marcas esmeram-se por criar soluções com designs sugestivos, não são assim tantas as alternativas existentes. A sugestão passa por agrupá-los de forma mais sedutora: Uma fita de cetim em torno dos talheres (e, quem sabe, guardanapos) ou, simplesmente, atá-los com uns fios de ráfia se o mood for mais country e rústico, são elementos que contribuem para uma mesa diferente.
5. As luzes
Fazem parte da magia do Natal, e para a mesa o mais indicado são as velas, em t-lights, ou pequenos objetos natalícios, próprios para serem iluminados. Se optar por candelabros use velas neutras, de um só tom, ou noutra cor que coordene com o resto da mesa. O importante é que a deixe a brilhar.
6. Marcadores de lugar: a cereja no topo do bolo
Dos mais sofisticados, em prata ou casquinha, aos mais criativos, e homemade, o que interessa é que não se esqueça de ninguém. Pode recorrer a cartões com grafismos de Natal, a postais antigos, caixinhas de bombons ou paus de canela com um pequeno cartão com o nome do convidado.
7. O centro de mesa.
Pode ser natural, ou artificial. Se optar por flores, escolha os tons da época, cravos ou rosas vermelhas, ladeadas por ramos secos. Cestos de verga, estrelas, pinhas, nozes, castanhas, folhas de azevinho são outros elementos a que pode recorrer. Um centro aromático com pinhas e paus de canela dão uma rusticidade agradavelmente acolhedora e o simples tabuleiro com taças de vidro e velas por dentro, ou as bolas típicas da árvore, são outra aposta ganha.
8. O toque final
A mesa está pronta? Então sente-se e olhe em redor. Confira os locais que necessitam de um toque final. Postais de natal, fitas de cetim com enfeites pendurados, uma grinalda naquela porta, uma vela no aparador, uma estrela na janela da sala… Só falta servir o jantar!
Post originalmente publicado em: www.decoralista.pt