Captura-de-ecrã-2021-05-15-às-12.11.41-1

A relação entre a Saúde e as Emoções

Já alguma vez se interrogou sobre a relação íntima entre a saúde e as emoções?

A maioria de nós, nos dias que correm, ainda tem muita dificuldade em expressar as suas emoções, porque assim fomos ensinados pela sociedade. Alguém que mostre vulnerabilidade, expressando as suas emoções livremente, é olhada como «fraca» e por vezes «julgada» pelos demais. Pois bem, é exactamente o contrário, só os verdadeiramente «fortes», interiormente, têm a capacidade de vivenciar e expressar as suas emoções assumindo a sua essência sem qualquer tabu.

As emoções são pura informação, sentidas no corpo, que nos convidam a mergulhar no nosso interior com o intuito de as colocarmos em movimento. Se por algum motivo não nos dermos conta delas, observarmos e verbalizarmos o corpo, invariavelmente vai exteriorizar essa emoção através de um sintoma físico.

Assim sendo, ficamos a perceber que … A doença é um discurso do nosso corpo, que não pára de falar até encontrar o equilíbrio

Corroborando a mensagem anterior, neste artigo, escolhi 3 patologias comuns à maioria das Mulheres (Candidíase, Cistite, Dismenorreia) para mostrar a relação causa e efeito na saúde de emoções não vividas. A saber:

Candidíase – É uma infecção causada pela levedura Candida, que é um tipo de fungo (parasita).

Em termos holísticos a candidíase mostra que a pessoa não está centrada e não sabe ser firme com as pessoas que a rodeiam. Existe alguém na sua vida que é um parasita que se «cola» a ela. A pessoa está tão agarrada ao passado e às suas crenças que não consegue lidar com esta pessoa que a «parasita» com a firmeza com que deveria fazê-lo.

Cistite É uma infecção da bexiga.

Em termos holísticos a cistite mostra que a pessoa não consegue marcar o seu território (organizar o seu espaço vital). Está tudo uma grande confusão. Usualmente prende-se com a relação com o cônjuge. A pessoa tem a tendência de deitar as culpas para cima dos outros em vez de se assumir como responsável pelo seu próprio equilíbrio.

 

Dismenorreia – É a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias.

Em termos mais holísticos a dismenorreia surge em mulheres muito rigorosas e exigentes não só com os outros mas também com elas próprias. Mostra que são mulheres com dificuldade em ser femininas e em viver a sua feminilidade.

Concluímos que as emoções são o «reactor da vida» e por esse motivo é extremamente importante aprender a expressá-las para evitar complicações de saúde.

Ana Marta Araújo

Homeopata Clássica Unicista

www.ama-homeopatia.com

FB: homeopatia ana marta araujo

Bibliografia

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir