Era uma vez uma menina nos seus 20 e tais anos. Há tão pouco tempo tinha sido a sua adolescência (talvez até ainda se vissem alguns resquícios dessa fase). Uma década da sua vida foi passada a contrariar as modas que a sua mãe lhe empunha. Eis se não quando chega 2019 para lhe trocar as voltas.
E de repente, tudo à sua volta grita referências da sua infância:
Ganchos- que já ninguém usava desde 2000. Agora, põem-se 2 ou 3, quantos mais melhores. Como diz a Vogue Portugal, “Ganchos para levar a nostalgia no cabelo”.
parfois.com | zara.com
Pop it Lock it Polka Dot It – o padrão das bolinhas, deixa de ser antiquado e passa a ser padrão central do guarda roupa.
zara.com | shop.mango.com
Crochet, Bordado e Serrapilheira – salta das toalhas da Madeira (literalmente, vide a coleção da Constança Entrudo inspirada numa visita a uma fábrica de bordado da Madeira) e dos cestos do campo e junta-se às modas do dia-a-dia citadino.
mango.com
Manga de balão – e os já conhecidos folhos everywhere! Com uns quantos laços também a aparecer. Confesso que esta tendência ficou mais pelas marcas de luxo, mas…
asos.com | zara.com
Não sei onde andámos, nem como viemos aqui parar. Reconforta-me ver algumas peças neon por aí a contrariar (-me!), e umas peças Tie Dye a atirar para o estilo hippie. Intimida-me a moda dos calções, ao que parece os Bike Shorts podem, de facto, ter vindo para ficar (eu esperei que assim não fosse).
Urbanoutfiters.com | zara.com | asos.com
PS.: eu não mencionei o padrão leopardo de propósito. Achei que não era preciso.
Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação