Dot_of_interest_01-REMAKE

Anos 90 século XXI

Era uma vez uma menina nos seus 20 e tais anos. Há tão pouco tempo tinha sido a sua adolescência (talvez até ainda se vissem alguns resquícios dessa fase). Uma década da sua vida foi passada a contrariar as modas que a sua mãe lhe empunha. Eis se não quando chega 2019 para lhe trocar as voltas.

E de repente, tudo à sua volta grita referências da sua infância:

Ganchos- que já ninguém usava desde 2000. Agora, põem-se 2 ou 3, quantos mais melhores. Como diz a Vogue Portugal, “Ganchos para levar a nostalgia no cabelo”.

parfois.com | zara.com

Pop it Lock it Polka Dot It – o padrão das bolinhas, deixa de ser antiquado e passa a ser padrão central do guarda roupa.

zara.com | shop.mango.com

Crochet, Bordado e Serrapilheira – salta das toalhas da Madeira (literalmente, vide a coleção da Constança Entrudo inspirada numa visita a uma fábrica de bordado da Madeira) e dos cestos do campo e junta-se às modas do dia-a-dia citadino.

mango.com

Manga de balão – e os já conhecidos folhos everywhere! Com uns quantos laços também a aparecer.  Confesso que esta tendência ficou mais pelas marcas de luxo, mas…

asos.com | zara.com

Não sei onde andámos, nem como viemos aqui parar. Reconforta-me ver algumas peças neon por aí a contrariar (-me!), e umas peças Tie Dye a atirar para o estilo hippie. Intimida-me a moda dos calções, ao que parece os Bike Shorts podem, de facto, ter vindo para ficar (eu esperei que assim não fosse).

Urbanoutfiters.com | zara.com | asos.com

PS.: eu não mencionei o padrão leopardo de propósito. Achei que não era preciso.

Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação

Artigos recentes

À Conversa com Mónica Oeiras

A valorização da imagem é importante para qualquer pessoa, independentemente do lugar que ocupam no espectro do tamanho de corpo. É preciso quebrar estereótipos e despir preconceitos. A Dress For Success (DFS) está presente na

À Conversa com Daniela Sá

A sustentabilidade ambiental é um tema central para o desenvolvimento do nosso Mundo e a Daniela Sá está a deixar a sua pegada verde na moda. Fomos descobrir quem é esta designer e de que

Save the planet but make it fashion

A explosão populacional, o crescimento económico, o uso de energias poluidoras e a forma como o Homem encara a natureza como uma matéria-prima a ser explorada, são as principais causas que levaram ao aumento da

Os contos de fada das passerelles de alta costura

Recentemente andei a sonhar acordada com os desfiles de moda Primavera Verão 2019. Faz parte, certo?           Naquelas carpetes passeiam-se roupas – que, ousadia a minha, são peças de arte – o verdadeiro luxo que