Casacos Puffer. Conhecemos estes casacos como aqueles que fazem lembrar a mascote dos pneus Michelin.
Verdade seja dita que, por essas bandas portuguesas, não os vemos aos molhos. Mas aqui em Milão, eles aparecem aos molhos!
Bastaram vinte minutos na fila para o Duomo para ver cerca de 50 diferentes tipos destes casacos Michelin. E honra lhes seja feita: são chamados Puffer no mundo da moda.
Reza a lenda que há uns anos não eram, em lado algum, tão comuns como são hoje pelas cidades mais frias do mundo. Às vezes esquecemo-nos! Mas a moda também é afetada pelas mudanças climatéricas e a popularidade deste casaco advém dessas mesmo so called mudanças de temperaturas.
O inverno milanês encontrou uma proporcionalidade direta com estes casacos: à medida que os anos passam, o frio aumenta e o puffer aparece mais!
Por à partida não ser a peça mais estilosa que por aí anda, assistimos à evolução do número de estilos e feitios que vão surgindo.
E a alta moda não foge aos puffs! Aqui temos 3 exemplos: Alexander McQueen, Marques Almeida (sim, criadores portugueses que andam a dar cartas em Londres já há uns anos) e Isa Arfen – pela ordem indicada.
Porque não explorar a onda Michelin? Por aqui, não há ninguém que não os tenha.
Francisca Pedra Soares, escreve habitualmente sobre moda
Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico