Na natureza tudo se manifesta através de ciclos para que haja continuidade. Assim, tal como na natureza, toda a vida da mulher se apresenta através de várias fases que são seus ciclos naturais.
Ciclos estes, tanto no inicio como no seu terminus, que são profundamente marcados por um determinado comportamento.
Com o terminus do ciclo da maturidade, bastante longo para a mulher, inicia-se biologicamente o ciclo da velhice, o que acontece a partir da menopausa. Isto não significa que a mulher tenha de ser considerada velha, indica apenas que o seu corpo está num ciclo de retorno, onde não há mais condições para a reprodução.
Ou seja, a Menopausa é a cessação fisiológica ou iatrogénica da menstruação (amenorreia) devido à diminuição da função ovariana.
O diagnóstico clínico é claro: ausência da menstruação durante 1 ano.
Vários são os sinais e sintomas que podem surgir, a saber:
- ondas de calor, suores noturnos, secura da pele, distúrbios do sono, alterações de humor, depressão, irritabilidade, aumento de peso, aumento de risco cardio-vascular, síndrome geniturinária da menopausa, «modificação» na sexualidade , cansaço crónico.
Não se trata propriamente de uma doença ou disfunção, donde a menopausa, não exige necessariamente um determinado tipo de tratamento. No entanto, caso os sinais e sintomas sejam severos e/ou prejudiciais, devem ser avaliados e tratados adequadamente.
Uma das formas de tratamento natural é através da Homeopatia que “cuida” da mulher na sua globalidade (aspectos físico, emocional e mental). Esta abordagem permite fazer uma análise profunda e individualizada na busca do remédio único «similimum», de modo a restaurar a energia vital do organismo, promovendo o seu re-equilíbrio.
Há que aprender, aceitar e a desfrutar ao máximo este novo ciclo da vida, no qual a mulher se torna anciã pois já viveu bastante e encontra-se sabiamente dentro da sua individualidade.
Dicas:
- Recurso á Homeopatia (terapêutica não convencional);
- Realização de exercício regular (Ex: yoga, meditação), respiração ritmada (um tipo de respiração lenta e profunda);
- Nutrição: Optar por:
- Fontes de Vitamina D e Omega 3 – Ex: Sardinha, salmão e cavala;
- Alimentos ricos em vitamina E– Ex:gérmen de trigo, aveia, feijão, ervilha, cogumelos, cereais integrais e bebida de amêndoa;
- Alimentos ricos em triptofano Ex: Banana, grão de bico, chocolate negro a 70%, salmão, sardinha;
- Alimentos ricos em vitamina C e bioflavonoides– Ex: laranjas, tangerinas, kiwi, acerola, frutos silvestres, uvas tintas , azeite, tomate, pimento, cenouras, salsa;
- Aumentar consumo de alimentos que contêm fitoestrógenos Ex: erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde.
BIBLIOGRAFIA
- https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/ginecologia-e obstetr%C3%ADcia/menopausa/menopausa
- https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/chegou-a-menopausa-os-alimentos-essenciais-que-deve-incluir-na-sua-alimentacao
Ana Marta Araújo
Homeopata Clássica Unicista