Tenho a certeza que a maioria de vós está a interrogar-se sobre o que é a coerência cardíaca?
Pois bem, a ‘coerência’ é um termo que descreve um estado de alta eficácia biopsicológica, na qual os sistemas nervoso, cardiovascular, endócrino e imunitário, estão a trabalhar de modo eficiente e em harmonia, sintonizados com o ritmo do coração (‘coerência cardíaca’).
Ou seja, quando seguimos a batuta do Maestro «Coração» estamos «alinhados»/em coerência com o nosso corpo tanto ao nível físico, mental, emocional como espiritual.
E como é que sabemos que o Maestro é o Coração?
É que dentro do coração há um pequeno cérebro, um sistema nervoso independente, com aproximadamente 40 mil neurônios. Este complexo neuronal é gerador de uma inteligência própria, diferenciada, que processa informações e que também envia sinais para o sistema límbico cerebral (responsável pelo processamento das emoções) e para o neocórtex (a parte onde acontecem os pensamentos).
Existem duas classes de variação da frequência cardíaca: uma é harmoniosa, de ondas amplas e regulares e toma essa forma quando vivenciamos emoções e pensamentos positivos, elevados e generosos. A outra é desordenada, com ondas incoerentes e surge com o medo, a raiva, a desconfiança e stress.
O curioso é que as ondas cerebrais se sincronizam com estas variações do ritmo cardíaco, o que nos pode levar a percepcionar que ‘o amor do coração’ não é uma emoção e sim um estado de consciência inteligente. As emoções positivas criam harmonia no sistema nervoso e no ritmo cardíaco, provocando desbloqueios a nível cerebral, ao mesmo tempo que o resto dos sistemas do corpo se sincronizam e entram em ‘coerência’.
Como podemos então entrar em «coerência cardiaca»? É muito simples, basta seguir os seguintes passos:
1- Respirar no Coração: coloque a sua mão no centro do peito, uns 10 cm abaixo da garganta. Respire para este espaço, com toda a sua consciência, como se o ar entrasse e saísse pelo centro do seu peito, de forma a que, ao inspirar, sinta como a caixa torácica se expande e empurra a sua mão.
2- Visualizar algo agradável: ao mesmo tempo que respira para o seu coração, visualize na sua mente coisas que o fazem sentir-se feliz. Estas visualizações deverão provocar sensações de bem-estar, amor ou agradecimento e deverão ser praticadas durante cerca de 3 minutos.
3- Focalizar as imagens no coração: mantendo a respiração do primeiro passo, deverá agora imaginar que move as imagens agradáveis visualizadas para debaixo da mão, sob o seu peito.
4- Sentir a emoção no seu coração: quando começar a sentir no seu peito a emoção agradável, decorrente das visualizações, poderá expandir com a sua respiração o espaço no seu peito e ampliar essa emoção. Quando começar a conseguir fazê-lo, a sensação de stress irá desaparecer.
BIBLIOGRAFIA
- https://revistazen.pt/produto/zen-energy-no-82-nov-2015/opoderdocoracao
- https://www.facebook.com/DanielCamposOfficial/photos/incoer%C3%AAncia-e-coer%C3%AAncia-card%C3%ADaca-j%C3%A1-ouviu-falar-sobre-esses-termoso-instituto-he/2526409410757271/ (imagem)
Ana Marta Araújo
Homeopata Clássica Unicista