Influenciada pela nova campanha De Norte a Sagres, decidi pensar num roteiro para este Verão: bonitas parelhas de praia e fato de banho/biquíni condizente.
Em Julho ainda chovia. Acredito, então, que o Verão virá em Agosto e ficará até início de Novembro, alguém quer apostar?
Estou a brincar, não faço apostas. Aqui ficam 7 destinos de Norte a Sul, para férias quinzenais, escapadelas de fim de semana ou folgas, para fazer até o sol deixar:
Praia de Moledo, Caminha – ali perto da fronteira com o nosso país irmão, diz que a temperatura da água gela ossos. Mas olhem, diz também que isso faz bem à celulite. “Sofrer para bonita ser” sempre ouvi dizer (na brincadeira, calma feministas).
Ribeira d’Ilhas, Ericeira – já mais perto do centro, ainda com os ares frios do norte. Esta zona é perfeita para observar os surfistas no mar… Então e o que se observa no areia?
Praia Grande, Sintra – a praia mais chique de Portugal, tenho a certeza. À parte caricaturas sociais: um micro clima lindíssimo a 45 minutos de Lisboa onde o areal é uma passadeira vermelha, por isso minha gente, vamos lá tirar o modelito mais vistoso do armário:
Praia da Comporta, Grândola – a água é bipolar e tem dias fresquinhos mas o calor já é abrasador. Estamos mais à vontade, que tal estes estilos:
Praia Vale de Homens, Aljezur – diz que é de difícil acesso, perfeita para descansar e corrigir as linhas de biquíni que não gostamos tanto. Assim sendo, e porque o anonimato é a melhor invenção do século, vamos reduzir:
Praia dos Tomates, Albufeira – confesso que este é o meu pequeno paraíso de sempre. Esta praia é para famílias, é para amigos e é para curtir um areal bem limpo e água na temperatura perfeita. Mães, façam matchy matchy com os vossos filhos; Pais, levem os DCK ou os calções do Pão de Açúcar: no one cares as long as you’re happy!
Praia da Ponta Ruiva, Sagres – ali a bater recordes de ponta mais ocidental da Europa e a fazer de Portugal “uma pescada de rabo na boca”: chegamos a baixo e a água é outra vez fria e o vento é matador.
Escrevo-vos este mês com expressões mais jocosas porque, pasmem-se, é o primeiro ano da minha vida que não vou ter férias de Verão…. Ah vida adulta! A quanto obrigas! E o humor é um escape emocional para fingir que não tenho inveja do resto da população mundial.
Mais importante que o que eu sinto é este facto:
O nosso país é um sem fim de praias bonitas e paraísos ao virar da esquina. Que não tenhamos nunca preguiça de o explorar!
Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação