Hoje vamos falar das cores. Poderás ter escutado alguma vez coisas como: «o branco não é acolhedor» o «o azul é inspirador», e por isso que vamos falar do efeito das cores no nosso organismo e como aplicá-los à decoração.
Comecemos pelo início: o que são as cores? As cores resultam da perceção pelos nossos olhos de radiações eletromagnéticas que são interpretadas pelo cérebro criando uma cor. Existem diferentes áreas que estudam as cores e os seus efeitos no organismo, como é a cromoterapia ou terapia das cores. Vamos rever os efeitos das cores no organismo e organizar o nosso lar com as cores com que mais nos identificamos.
VERMELHO – É uma cor com propriedades estimulantes aumentando a energia e facilitando a circulação do sangue. É comum usá-lo para combater a apatia física, a congestão e o reumatismo. Associa-se ao perigo, à paixão e à energia. No lar, a cor vermelha combinada com cores neutras, cria ambientes confortáveis e acolhedores.
LARANJA – Caraterizado por ser um estimulador da atividade mental, o laranja proporciona vitalidade e otimismo. Está indicado para a melhoria da saúde emocional, comunicação e criatividade. Também fomenta a felicidade, o bom humor e entusiasmo. O seu uso na decoração deve ser em grandes salas porque produz um efeito redutor do espaço
AMARELO – O amarelo estimula a energia e é purificante proporcionando vitalidade e alegria. Pelo seu efeito estimulante, está indicado como um antidepressivo. Por ser uma cor forte, quando é usada na decoração temos de ter atenção ao espaço onde o queremos usar: na sala fica alegre, mas nos quartos pode chegar a ser perturbador.
VERDE – É um equilibrador do sistema nervoso e circulatório, produzindo um efeito calmante e sedativo. Os quartos pintados com verde facilitam o bem-estar e relaxação, mas deve ser com um tom claro porque senão o efeito relaxante desaparece
AZUL – O azul é uma cor que estimula a relaxação gerando paz e tranquilidade. É comum utilizá-lo para o tratamento da insónia e do stress devido à sua capacidade de transmitir, calma, harmonia e paz. Na decoração recomenda-se utilizar uma cor clara para atingir a tranquilidade. O seu uso numa tonalidade mais escura criará um ambiente sombrio.
BRANCO – Na cultura oriental o branco é a cor da morte, mas na ocidental é pureza, inocência e paz. Simboliza a saúde e limpeza, mas o seu uso abusivo pode gerar esgotamento e desorientação
PRETO – Uma cor escura, associada ao mistério e ao mal, mas também associado à seriedade, poder e elegância. Por ser uma cor que não reflete a luz, reduz os espaços.
Agora já podemos adaptar o nosso lar às cores que mais nos beneficiem.
Até ao próximo mês.
Mª Covadonga Aparicio Garcia
Blogger de Organização