Uma das maiores dificuldades para as mulheres é conseguir manter o roupeiro organizado. Seja por preguiça, ou porque custa tirar peças que achamos que daqui a algum tempo vamos usar, a verdade é que esta limpeza é algo que deveria ser feito de 6 em 6 meses como manutenção, para termos sempre o armário organizado e só com as peças que efetivamente usamos no dia-a-dia.
Por esta razão decidi deixar algumas dicas importantes para vos facilitar este processo de limpeza. Começo por sugerir que
façam a vocês mesmas várias perguntas que vos vão ajudar a organizar tudo de
maneira consciente.
É muito importante começar por olhar para toda a roupa e perceber o que realmente usa diariamente, isto quer dizer que se já não usa uma peça de roupa há um ano, muito provavelmente não a irá vestir de novo, sendo este o primeiro sinal para que se livre dessa mesma peça.
Outra pergunta que deve colocar-se na triagem da roupa será, se essa peça ainda faz sentido para si, ou seja, sente-se bem com ela e reflete a fase de vida em que está e o seu estilo? Se a resposta for sim, mantenha-a porque nada melhor do que peças de roupa que nos fazem sentir bem e confiantes.
Uma característica muito comum nos armários femininos, é encontrarmos duas ou mais peças parecidas ou iguais. Neste caso aconselho a pôr as duas peças lado a lado e perceber qual delas gosta mais e manter apenas a escolhida. Este fenómeno também se manifesta muito no calçado e às vezes acabamos por usar sempre os mesmos sapatos apesar de mantermos o par extra no armário.
Outro truque muito importante é fazer coordenados, saber o que usar e como conjugar as várias peças; vai perceber que pode «ir às compras no seu armário» e fazer conjugações que nunca tinha pensado.
Hoje já existem imensas instituições, e empresas, que recolhem e reaproveitam roupa usada em bom estado e é uma maneira de doar as peças que já não vos fazem falta. Num mundo cada vez mais consumista como o nosso, é importante reutilizar e comprar com mais consciência.
Beatriz Pereira