Positivismo, determinação e carisma são as palavras que melhor descrevem a nossa blogger Carla Martins. Reside em Viseu, tem 37 anos e trabalha como coordenadora administrativa de equipas para Angola numa multinacional portuguesa, actividade que concilia com a de consultora de imagem no seu projeto pessoal/profissional a BLiSS Image Consulting.
Com origens algarvias toma a praia como o seu porto seguro.
Diz que gosta de aproveitar as coisas simples da vida, de ler um bom livro e de passar tempo com os amigos e a família, mas aquilo que lhe dá mais prazer é viajar pelo mundo.
Como é que descobriste este bichinho do gosto pela moda? Existe mais alguma paixão?
Desde sempre dei comigo a fazer a roupa das minhas bonecas, a roubar roupas ao armário da minha mãe …. e adorava ir para casa de uma tia por causa dos saltos altos que ela tinha. Ou seja, desde pequenina que tenho esse gosto. No entanto, a minha paixão era sempre o estilismo e ainda hoje gosto de desenhar… mas nunca me profissionalizei. E lá está quando foi na altura de estudar acabei por não seguir esse caminho uma coisa de que me arrependo ou talvez não … mas efetivamente a vida também se encarrega de por as coisas no seu lugar. Mas continuo a desenhar ainda hoje, a fazer coisas para mim e para amigas e, apesar de não ter sido profissionalmente ligada à moda, acabei por continuar a estimular esta paixão (com a consultoria de imagem). Outra paixão seria viajar sem dúvida. Viajar torna-me mais rica de conhecimento e de capacidade de adaptação a novas realidades, novas culturas. Herdei esta paixão do meu pai, que já percorreu o mundo. É a melhor herança, as histórias que trazia com ele e que sempre ouvi fascinada.
Se pudesses escolher qualquer trabalho no mundo continuarias a fazer o que fazes hoje?
Sim sem dúvida, optava pela parte da consultoria de imagem aliada à parte do estilismo porque é uma coisa que gosto muito e um dos meus sonhos é ainda vir a ter uma colecção minha mesmo que seja só pela experiência. (risos).
Existe algum conselho que te tenham dado que trazes sempre contigo?
Sou muito ligada aos ensinamentos da Susana Torres e há uma coisa que nunca esqueço … que é «acima de tudo sermos nós mesmas e termos confiança em nós, e isso trabalha-se». É o que eu costumo transmitir aos meus clientes e pessoas que me rodeiam, não consigo ser uma pessoa diferente e na minha opinião temos de ser autênticos…ter a nossa essência, sermos nós mesmos acima de tudo.
Quem é a personalidade que mais admiras?
Tenho várias tanto a nível nacional como internacional, ou seja, sou daquelas pessoas que vou bebendo informação de vários lados …. mas por exemplo há uma figura feminina que eu me identifico bastante que é a Eva Longoria, adoro o estilo dela, enquanto pessoa, mãe profissional…é uma pessoa em que me revejo pelo o que ela transmite. Para seleccionar duas pessoas é a Eva e a Susana Torres, que é uma pessoa que tenho como referência pelo trabalho que faz e cujos ensinamentos aplico na minha vida quer pessoal quer profissional.
Sabendo o que sabes hoje o que dirias ao teu eu mais novo ou a qualquer outra pessoa que está a começar a descobrir-se a si própria e ao seu caminho?
Nunca desistir dos sonhos, acho que podemos sempre lutar pelos nossos sonhos e nunca deixar as coisas arrumadas na gaveta. Mas acima de tudo sempre com os pés na terra, sermos nós mesmas e nunca desistir.
Por último: como é que começou a tua jornada de Voluntária na Dress for Success Lisboa?
Tive uma reunião com a Filipa, inicialmente para poder colaborar com a Dress na parte da consultoria de imagem, mas como eu não estou sempre em Lisboa criava um entrave em termos de disponibilidade e então foi aí que surgiu a oportunidade de escrever para o blog onde sempre consigo estar mais ativa, com textos direcionados para a consultoria apesar de por vezes também sair da minha zona de conforto e escrevo sobre outros temas que são sugeridos…… Apesar do objetivo inicial ainda não ter sido realizado, continua nos meus planos e até lá compenso de outras maneiras, como quando vou ajudar alguma cliente e tiramos roupa do seu armário vejo sempre o que é que está em bom estado e faço uma seleção do que é que a Dress precisa para doar…. É o meu lado mais humano, de poder ajudar outras mulheres e compactuar com as suas histórias.
Entrevista feita pela Ana Carolina Freitas