Construir o currículo perfeito: menos é mais

As estatísticas dizem que um funcionário recebe, em média, 80 emails por dia. É fácil concluir que, quando há uma vaga em aberto, este número dispara. Os recrutadores nem sempre conseguem analisar todos os currículos que recebem, por isso, trabalhar para que o seu currículo se destaque é o primeiro passo para ter sucesso na procura de emprego.

Sem esquecer que o seu currículo é o espelho da sua experiência e competências, o ideal é que adapte o currículo à função a que se candidata. Candidaturas para áreas mais criativas podem incluir mais originalidade ao nível do design, enquanto, para outras áreas, será mais indicado apostar num modelo tradicional. No entanto, existem alguns princípios básicos nos quais se pode apoiar para construir um bom currículo.

Design e Conteúdo

  • Coloque o nome e informações de contacto no topo da página. As informações de contacto devem incluir localidade de residência, telemóvel (e telefone fixo, se for o caso) e email. Poderá também incluir o perfil para a sua página de LinkedIn.
  • Ordene a experiência profissional por ordem cronológica, começando pela experiência mais recente. Inclua uma breve descrição das funções (com foco nas que forem mais relevante para a função a que se candidata) e a data de início e fim.
  • Na informação académica, restrinja a informação sobre cursos e formações frequentadas que estejam relacionadas com as competências que são esperadas para a função.
  • O currículo deve ter, no máximo, duas páginas A4. Um formato maior poderá fazer com que o recrutador perca o interesse e ignore as informações mais importantes.
  • Garanta uma coerência da formatação. Não use mais do que duas fontes de letra diferentes nem tamanhos de letra superiores a 12. Evite abusar do negrito e itálico.

Acrescentar Valor

  • Se continua a enviar currículos sem resposta, talvez falte qualquer coisa que faça a diferença em relação aos dos restantes candidatos. Descreva os resultados dos esforços levados a cabo em cada função. O seu futuro empregador quer ver o resultado do seu trabalho. Use métricas para comprovar (ex., quanto dinheiro poupou ao departamento, qual o volume de vendas que resultou do seu plano, etc.).
  • Evite expressões cliché e foque-se nas suas verdadeiras competências. Todos os candidatos gostam de «trabalho em equipa» e são «orientados para resultados»… O que faz de si a escolha certa?
  • Exclua informação sobre hobbies e interesses, a não ser que esta seja relevante para a função a que se candidata.

O truque é estruturar o currículo e a informação tentando colocar-se no lugar do recrutador. Corte o acessório e mantenha só a informação essencial e diferenciadora. Quando, todos os dias, centenas de pessoas se candidatam às mesmas funções, um currículo conciso e objetivo pode fazer a diferença: menos é mais!

Lídia Tavares Dias
Copywriter/
Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico

 

 

 

 

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir