Captura-de-ecrã-2021-02-27-às-12.20.47-1

Cozinha à moda Lusitana

Este mês venho falar-vos de História e culinária. Curiosos? Então, vamos a isso!

Na Idade do Ferro, a zona oeste da Península Ibérica, que corresponde actualmente ao território de Portugal, foi habitada pelo povo Lusitano, povo que resulta da mistura de Iberos e Celtas.

Era um povo de guerreiros, treinados desde tenra idade, incluindo mulheres (!!), que defendiam as terras e as comunidades, mas também saqueavam outros povos, para obter riquezas e foi assim que foram ganhando fama e prestígio.

Nas comunidades lusitanas, também chamadas Castros, fazia-se uma vida normal com trabalhos domésticos, idas à caça, à pesca, comércio de produtos e animais, prática de cultos religiosos, etc. Os que viviam nas montanhas dedicavam-se mais à agricultura e à caça. Mas os que viviam perto de rios e mares, praticavam a pesca.

Faziam na sua época três refeições por dia, sendo a mais simples a refeição do meio, equivalente ao nosso almoço, que tomavam de pé, sem o acompanhamento de bebidas alcoólicas, já que ocorria em horário de trabalho.

Quanto aos alimentos que consumiam, muitos deles eram idênticos aqueles que nós, milhares de anos depois, ainda consumimos. Alguns são mesmo dos nossos preferidos. Ora vejam só:

» nas carnes comiam ovelha e porco, além de javali e veado;
» nos peixes um dos preferidos era a truta. Em certas ocasiões os mariscos integravam as refeição;
» já quanto a frutas, comiam maçãs, pêras, cerejas e figos. Mas também comiam frutos secos como amêndoas, avelãs, castanhas e frutos silvestres, tão em voga na nossa alimentação actual;
» os cereais trigo e cevada eram dos mais frequentes;
» nabos e favas eram alguns dos legumes mais apetecidos;
» eram grandes produtores e consumidores de mel, sobretudo nas zonas a norte.

Uma curiosidade é que, apesar de comerem muitos destes alimentos à mão, já usavam colher para outros.

Alguns pratos herdámos da tradição Lusitana: pão de castanha, queijos de cabra e ovelha, presunto de porco preto, pudim de castanha e puré de maçã.

Quanto a bebidas, consumiam hidromel, mas também grandes quantidades de cerveja. Praticamente autênticos portugueses! Também introduziram vinho no seu cardápio, depois da ocupação Romana da Pensínsula.

Assim sendo, da próxima vez que comerem, por exemplo, carne de porco assada com puré de maçã, já sabem que se trata de um prato à moda Lusitana que chegou até aos nossos dias, apesar das alterações de confecção que certamente ocorreram entretanto. Bom apetite!

Filomena Gonçalves
Blogger, a construir um sonho de cada vez
www.theladyintheblackdress.wordpress.com/

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir