É um Bradypus Variegatus?

Na hora de exercitar quem de nós não tem a sensação de ser um Bradypus Variegatus, mais conhecido pelo mamífero Preguiça?

Mas esta condição de «preguiça» para a Preguiça é um instrumento de subsistência, que não lhe acarreta grandes problemas, basta-lhe 10% de exercício. Já nos humanos este estado pode trazer graves problemas de saúde e impedir que os benefícios que advêm da prática de exercício físico possam mudar a trajetória da vida.

Os neurocientistas alertam cada vez mais através de estudos que a prática de exercício físico com regularidade ajuda a memória e o pensamento, através de meios diretos e indiretos.

Segundo a neurocientista Wendy Suzuki, o «exercício é a coisa mais transformadora que pode fazer ao seu cérebro». O exercício físico melhora:

  • O humor;
  • A energia;
  • A memória;
  • E a atenção.

O exercício físico tem efeitos imediatos no cérebro, aumentando os níveis dos neurotransmissores dopamina, serotonina e noradrenalina. O hipocampo e o
córtex pré-frontal, afirma a neurocientista, são as duas áreas mais suscetíveis a doenças neuro degenerativas, tais como Alzheimer.

O instrutor de neurologia na Harvard Medical School, Dr. Scott Mcginnis afiança que um programa de exercícios regulares de intensidade moderada, por seis meses a um ano, está associado a um aumento no volume de regiões cerebrais selecionadas.
O exercício de intensidade regular promove o crescimento de novas células cerebrais e preserva as células cerebrais existentes. 

Dizem que a motivação nos faz começar e que o hábito nos faz continuar. Que melhor motivação podemos ter do que saber que meia hora de atividade física regulada na maioria dos dias da semana pode melhorar o nosso humor, o sono, reduzir o stress e ansiedade. Para além de ter um efeito de proteção no nosso cérebro. Afinal, porque não há nada tão absurdo que o hábito não torne aceitável.

Veja à Ted Talk: The brain-changing benefits of exercise

Algumas sugestões de apps para fazer exercício físico: Nike Training Club; Strong, Calm, Daily Yoga entre outras.

Maria Roma

 

Fonte da imagem de capa aqui 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

O apogeu de um novo início

Prometia ser um bom ano, 2020. O início de uma nova década, marcada por um acontecimento decisivo para a Europa: a concretização do Brexit. Já então eu achava que não iria nunca esquecer este ano

Ser ou não Ser Quaquilionário!

Não podemos ser todos como o Tio Patinhas, apelidado como pão duro e sovina, mas podemos adotar a sua filosofia para uma melhor gestão do nosso orçamento familiar e uma boa saúde financeira. Tal como

Máscaras sociais 100% portuguesas

Com esta nova realidade a utilização de máscara em espaços públicos passou a ser obrigatória como determina o decreto de lei nº20/2020 emitido o mês passado. Com o fim do estado de emergência, trata-se de uma forma

Ciclo Evolutivo da Mulher – Menopausa

Na natureza tudo se manifesta através de ciclos para que haja continuidade. Assim, tal como na natureza, toda a vida da mulher se apresenta através de várias fases que são seus ciclos naturais. Ciclos estes,