Captura de ecrã 2021-02-10, às 21.00.16

Este ano o Carnaval é outro!

Longe de mim falar-vos de Carnaval em tempos difíceis e de grande preocupação para todos. O Carnaval passa para segundo, terceiro, quarto … plano e muito bem.

Mas aproveito-me (do Carnaval) para vos falar de sonhos, que, embora não existam condições para realizar, nos próximos tempos, não os podemos colocar de parte.

Não gosto do Carnaval, no entanto tenho um sonho relacionado com ele, parece estranho? Vou explicar.

Sabem quando não gostamos de determinado ingrediente (no geral) mas se for cozinhado de uma forma específica gostamos? A mim acontece por exemplo com os coentros, não gosto mesmo nada, só se for nas ameijoas.

É o mesmo, mas com o Carnaval: não gosto, não saio de casa para ver nem para participar, mas sou fascinada pelo Carnaval do Rio de Janeiro. Fascinada ao ponto de ser um sonho que quero realizar, desfilar no sambódromo no Rio de Janeiro.

Em 2018, em visita ao Rio, consegui assistir a um ensaio de uma escola de samba (era também um sonho). Aquele momento está, até hoje, como um dos momentos mais emocionantes e marcantes das minhas viagens.

A paixão, a garra, a determinação, o empenho, a união, a alegria, a beleza. Não tenho palavras para descrever o que senti. É como se existisse uma energia, de tal forma, que se entranha e te dá um tipo de empoderamento difícil de alcançar de outra forma.

A vibração daquele pavilhão deixou-me feliz e com vontade de «fazer parte», foi contagiante. Aquela imponência do sambódromo, indescritível, apaixonante… Por mais que tente explicar, sinto que fica aquém do que senti.

Falo-vos deste sonho, assim como podia falar de outros, num período muito desafiante para todos nós. Um período onde, todos os dias, temos de lidar com incertezas, inseguranças, preocupações, necessidades, e muitas vezes com doenças. Um período único nas nossas vidas que nos pode levar ao limite do cansaço, da ansiedade, da falta de esperança. Um período onde vamos ter de arranjar forças para continuar, para sorrir a quem nos rodeia, para sussurrar – «vai correr tudo bem».

Mais do que nunca precisamos de uma alavanca! Essa alavanca podem ser os nossos, os vossos sonhos! Sonhos que têm e de que não abrem mão. Não deixem de sonhar!

Por mais que a vida esteja a doer, os sonhos existem, podem ser concretizados, não nos próximos tempos, mas um dia … nesse dia que se sabe que chegará!

Não desistam de sonhar. Este ano seria o MEU ano de desfilar naquele sambódromo, aperaltada de plumas, o corpo queimado pelo sol, alegre, vibrante, a celebrar a VIDA. Este ano o Carnaval é outro, mas mais Carnavais virão!

O meu virá, e vai ser (ainda mais) VIVIDO! O vosso também! Protejam-se!

Sandra Oliveira
Economista / Coach

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir