Captura-de-ecrã-2021-04-03-às-10.27.44

KAIZEN – Vamos mudar para melhor? (Parte 1)

Kaizen é uma palavra Japonesa que pode ser traduzida em português como – Melhoria contínua ou «Mudar para melhor»!

Acredito que nascemos para Kaizen! Nascemos para mudar!

Nascemos para fazermos amanhã melhor do que hoje!

Antes de vos falar de melhoria continua e como está presente nas nossas vidas, faço-vos um pequeno enquadramento do termo e da sua origem.

O termo «Melhoria contínua» está associado à Filosofia Lean, originária do Japão, criada porTaiichi Ohno, engenheiro e chefe de produção da Toyota no período posterior à Segunda Guerra Mundial. Ohno liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão, ao longo das décadas de 1950 e 1960, que busca a mais alta qualidade no menor prazo e com o menor custo por meio da eliminação do desperdício, chamado Toyota Production System (TPS) – em português, Sistema Toyota de Produção.

Melhoria contínua é um PILAR do pensamento LEAN e está muito associado à performance nas indústrias.

Foca-se em melhorar a eficiência dos processos, através da intervenção na produção, caso ocorra uma falha, fazendo com que toda a empresa tenha conhecimento do facto (e compreendam o que aconteceu) para, assim, melhorar o que for preciso.

A metodologia trouxe enormes ganhos em produtividade, qualidade e desenvolvimento de produtos, o que explica, em grande parte, o sucesso da indústria japonesa.

Esta Filosofia expandiu-se por todo o mundo e áreas de actuação, não só ao nível industrial, como nos serviços e ao nível pessoal. Na verdade, esta forma de vida tornou-se popular para todas as pessoas que atingem e querem atingir altos níveis de performance. 

De uma forma simples podemos definir melhoria contínua através de frases como:

Todos os dias, pouco a pouco, havemos de lá chegar!

Amanhã melhor do que hoje!

Mudar para melhor!

Consiste em aceitar a mudança como algo permanente, em fazer da INSATISFAÇÃO o motor da mudança!

Trata-se de uma incessante procura de melhores resultados!

Na verdade, se pensarmos na nossa infância, toda a nossa vida está preparada para melhorarmos dia após dia.

Nós nascemos preparados para a mudança! Nós nascemos para melhorar dia a dia.

Ora vejamos: quando nascemos, basta um dia para serem evidentes as mudanças. Eu até me atrevo a dizer que, nos primeiros anos de vida estamos em constante e contínua mudança, logo em melhoria contínua. São vários os exemplos disso.

O processo de começar a andar!

Começar a falar!

Começar a vestir-se!

Andar de bicicleta/nadar …

O mais interessante é que as crianças não resistem a estas mudanças, são naturais, não têm medo, ou se têm, conseguem ultrapassar com facilidade. Agem perante o medo e independentemente da falha.

Basta ver a questão do começar a andar, quantas vezes caem? Mas é por isso que não andam? Não! Todos passamos por isso.

Com o nosso crescimento surgem os medos! Medo de errar, medo de mudar, medo de sair da zona de conforto.

O que nasceu connosco, de forma natural, é transformado ou substituído por estes medos, entraves directos à prática de melhoria contínua. Tornamo-nos resistentes à mudança, logo à melhoria contínua…

Sandra Oliveira
Economista / Coach

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir