A procura por alterantivas mais naturais, mais amigas do ambiente e, sobretudo, menos agressivas para o organismo tem vindo a ganhar poder em áreas como a estética e a beleza. Na área da cosmética capilar, as tendências low poo, no poo e co wash tem vindo a convencer cabeças por todo o mundo!
Divulgadas no livro «Curly Girl», de Lorraine Massey, estas técnicas são especialmente indicadas para cabelos encaracolados e crespos que, por serem mais secos e frágeis, beneficiam da camada lipídica natural que os produtos com sulfatos pretendem eliminar. Por outro lado, esta camada lipídica tem uma distribuição menos uniforme nos cabelos encaracolados, pela sua estrutura. Assim, evitando a eliminação desta oleosidade natural, é possível manter o cabelo mais bonito, durante mais tempo.
O low poo defende a lavagem do cabelo com champôs sem sulfatos e a utilização de produtos de modelação (cremes de pentear, espumas, séruns) sem petrolatos (parafina líquida, óleo mineral e vaselina). O co wash é uma técnica onde se alterna a lavagem com champô com lavagens com condicionadores sem silicones, para uma limpeza mais suave dos fios e do couro cabeludo. O no poo é a tendência mais radical: não são permitidos champôs, mesmo os que não possuem petrolatos nem sulfatos. Nesta técnica, também não são permitidos produtos capilares que possuam silicones na sua composição, uma vez que estes não são solúveis e requerem a utilização de champôs mais agressivos.
Mas vou ficar com o cabelo sujo? Não. São os elementos como a parafina líquida, óleo mineral e vaselina que tornam necessários os champôs com sulfatos, pois estes ingredientes não são solúveis em água, sendo necessários produtos mais agressivos para removê-los dos fios. Ao eliminá-los da sua rotina, não existe necessidade de usar champôs com sulfatos.
Para aderir a estas tendências, terá de fazer os trabalhos de casa e estudar muito bem os rótulos. Embora, hoje em dia, já existam no mercado alguns produtos comercializados especificamente para low poo e no poo, existem muitos outros para outras necessidades capilares que poderão ser usados por não possuir nenhum dos ingredientes proibidos. Faça uma pesquisa online, anote todos os ingredientes proibidos (os silicones insolúveis, por exemplo, podem ter variadas designações) e leve consigo quando for às compras. Se quiser, também pode usar produtos naturais: o bicarbonato de sódio, o mel e o óleo de coco são bastante populares entre as seguidoras da tendência no poo e promovem uma limpeza suave dos fios e do couro cabeludo.
Invista numa beleza mais natural e menos agressiva… O seu cabelo agradece!
Lídia Tavares DiasContent Creator