a conversa

…Margarida Pimpim

A Dress For Success® Lisboa (DFS) vai inaugurar o Cantinho da Costura, liderado pela nossa Margarida Pimpim – que integrou a IV edição do PWG (Professional Women’s Group).

Para que fique a par de todos os serviços que serão prestados – e por quem serão prestados – continue a ler!

O que é o Cantinho da Costura e que tipo de serviços podemos esperar?

Aqui no Cantinho da Costura podemos esperar muitas transformações. Pequenos arranjos e roupa à medida! Mas principalmente a transformação, que é o que eu gosto de fazer!

Em suma, haverá duas grandes vertentes: eu complementarei o trabalho que a Boutique DFS faz às suas mulheres, arranjando as roupas a cada uma delas de maneira personalizada. É uma parceria gratuita que fará com que o serviço da Dress seja mais célere e eficaz. Para além disso, a reciclagem da roupa doada será maior, evitando que as roupas fiquem aqui paradas tempo demais.
A outra vertente é para os sócios e público em geral. Tudo o que as pessoas pensarem eu faço. E para os sócios da Dress vai haver um desconto de 10%, por isso espero ter muitos clientes!

Qual foi o seu maior desafio na arte da costura e transformação?

A peça que eu gostei mais de transformar foi umas calças de ganga num casaco Chanel! Esse desafio ficou perfeito – para mim – que gosto de coisas diferentes! Também gostei muito muito (repete-se para enfatizar o gosto por este trabalho) de fazer parte dos arranjos de um vestido de noiva, feito pela estilista onde eu estagiei depois de terminar o curso na Modatex. Este projecto ensinou-me muita coisa porque estava a trabalhar um tecido e técnica diferentes daquilo a que estava habituada: muitas saias, saiotes e rendas. Gostei muito muito e ficará sempre como uma boa recordação!

No vestuário, qual é a sua peça de eleição para vestir?

Calças de ganga! Eu acho que quem inventou a calça de ganga, inventou tudo. Calça de ganga é genial, sou a maior fã! A maior!

A agulha e o dedal são ferramentas que a Margarida já dominava. Que ferramentas novas lhe deu a DFS para avançar com este projecto? 

São ferramentas essenciais! Primeiro, deu-me A Oportunidade, o que foi para mim o meu maior desafio e orgulho, a ferramenta principal. Depois, a possibilidade de fazer coisas a que já estou habituada porque tirei o curso de Modelagem de Vestuário na Modatex. Espero que as pessoas me tragam muitas peças que já não vistam para eu as transformar em algo novamente útil, e ainda por cima exclusivo.

A costura é para si um trabalho, uma terapia ou ambos?

É uma paixão! (diz sem hesitar) Desde os 5 anos, por causa da minha avó que me ensinou na oliva dela a pedal. Sempre foi uma paixão: tanto para fazer roupas para as minhas bonecas, como simplesmente vê-la ali a costurar.

Como fiquei desempregada há 4 anos, juntou-se o útil ao agradável. Sou desenhadora de formação e juntei mais tarde as medidas e as contas com o curso de modelagem de vestuário. Assim, fui buscar as saudades que tenho hoje, infelizmente, da minha avó – que representa a costura – e o desenho – que faço desde pequenina.

Foi mesmo o útil e o agradável juntos num período complicado aos 42 anos. Foi uma tábua de salvação! Esta oportunidade que a Dress me está a dar vai resultar muito bem!

Na sua opinião, o que é que todos deveriam saber costurar/coser? Tipo obrigatório, modo de sobrevivência!

Hum…. (fica pensativa) Eu também dou aulas de costura a crianças e trabalhamos muito as mãos. E eu acho que uma pessoa que costura bem à mão, desenrasca-se lindamente! Depois a máquina vem, claro, se quiser fazer roupas etc.

Mas a coisa mesmo básica é coser a direito. Como já disse, eu acho que a costura é uma paixão mas para muita gente é uma terapia, uma pessoa costura ali os seus problemas. Por isso, para qualquer mulher que queira e que goste, coser à mão é a cereja no topo do bolo!

Gostávamos de conhecê-la um pouco melhor! Pode ser? Já sabemos que a costura é uma das suas paixões. Podemos saber que outras 2 paixões tem?

O meu filho! (diz sem hesitar) Está em primeiro lugar, sem dúvida. E…. Que alguém me dê sempre força para eu ser como sou! Não sei se é paixão se é um sonho…

Que mensagem dá a outra Mulher?

Que aconteça o que acontecer, pensem sempre que são capazes.

Francisca Pedra Soares, para a Dress For Success

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir