Para podermos falar de Saúde e Emoções é essencial perceber que …“O ser humano é um todo integrado, que age continuamente no tempo através de três níveis distintos: o mental, o emocional e o físico” (Prof. George Vithoulkas – Homeopatia: Ciência e Cura. São Paulo, Brasil: Ed. Cultrix).
Esta definição é corroborada pela ideia de que primeiro pensamos (nível mental) depois sentimos (nível emocional) e posteriormente surge a manifestação no corpo físico (nível físico).
Ideia que é consubstanciada pela afirmação… “A doença é um discurso do nosso corpo, que não pára de falar em busca de equilíbrio. É um equilíbrio entre quem somos e a vida que levamos. A doença é indicador de que algo não funciona na nossa vida” – Louise Hay
Assim sendo, ficamos a perceber que … “As doenças são uma tentativa de regeneração, uma reacção biológica de sobrevivência face a um acontecimento emocional incontrolável, de modo que qualquer órgão atingido corresponde a um sentimento preciso e que tem relação directa com emoções e pensamentos” – Christian Fléche.
A palavra emoção vem do latim “ex-movere” que siginifica “mover para fora”, ou seja há uma necessidade imperativa de verbalizar as emoções com ointuito de evitar problemas para o corpo. Se por algum motivo não a expressarmos o corpo, invariavelmente vai falar exteriorizando essa emoção através de um sintoma físico.
É imperativo perceber que o nosso estado de saúde não é mais do que a manifestação exterior do nosso mundo interior, e de como gerimos o nosso mundo emocional.
Podemos então concluir que urge desenvolver um olhar consciente sobre nós mesmos para vibrarmos em saúde.
Bibliografia
- Hernandez, Francisco Alcaide – Aprender com os melhores
- Simões, Luís Martins – O Teu Corpo não Mente;
- Vithoulkas, Prof. George – Homeopatia: Ciência e Cura. São Paulo, Brasil: Ed. Cultrix;