Captura de ecrã 2020-08-25, às 11.59.02 2

“Oh dear! Oh dear! I shall be too late!”….to be Happy?

Quantos de nós têm a impressão de encarnar a personagem do coelho branco, da Alice no País das Maravilhas? Sempre de olho no relógio e com a sensação de estar eternamente atrasado para o encontro com a Felicidade. Esta passagem inevitável do tempo leva-nos a um tempo de espera incessante por outro tempo que nos traga uma nova e feliz narrativa.

Sim, cada minuto ou segundo da nossa vida pode ser sinónimo de um novo começo, mas não sabotemos a nossa própria felicidade incutindo a filosofia errada que a genética e as circunstâncias da nossa vida são as únicas variáveis responsáveis pelo nosso bem-estar. 

Segundo Sonja Lyubomirsky, Professora Ilustre e Vice-Presidente, Universidade da Califórnia, Riverside, a genética e as circunstâncias da vida não representam tanto valor quanto lhe atribuímos para a construção da nossa felicidade. Aliás valem 10% e 50% respetivamente. Já os nossos pensamentos e ações tem um peso significativo de 40%, e estão sob nosso controle. Sim, leu bem, temos o controle das nossas ações e pensamentos. Então, estamos à espera de quê para sermos Felizes?

“our intentional, effortful activities have a powerful effect on how happy we are, over and above the effects of our set points and the circumstances in which we find ourselves”

enjoy, life, waterfall, scenic, mood, traveller, travel, blogger ...Não vale a pena estabelecer objetivos intangíveis, daqueles que só de pensar neles ficamos agastados e com uma mente vazia de ação. O segredo passa pelo ato de saborear as experiências do presente, isto é, analisá-las e apreciá-las (pode ser um passeio pela rua, uma boa conversa, um excelente pequeno almoço) e também expressar gratidão. O Acto de Saborear (Savoring) e Experenciar Gratidão (Experience Gratitude), são os ingredientes para sermos mais felizes e saudáveis, de acordo com a Universidade de Yale, aliás indicados no curso The Science of Well Being.

Os bons tempos são sempre fáceis de serem vividos, mas são os momentos menos bons que testam a nossa vitalidade emocional e nos ajudam a perceber que um novo dia traz incertezas, medos e dúvidas, mas também infinitas possibilidades de fazermos as nossas próprias escolhas. E mesmo erradas, mesmo cheias de incertezas e de dúvidas são elas que lideram a nossa vida e nos impedem de ficar cristalizados em formatos e comparações.

Aproveitemos cada dia para nos mimar com um objetivo tangível, algo que nos permita usufruir da sensação soberba de sermos maiores do que nós próprios, isto é, utilizar os nossos talentos para dar sentido às nossas vidas, o que a Psicologia Positiva designa como Encontrar um Propósito (Meaning).

Resgatemos tempo à nossa vida para refletir sobre o que realmente nos faz feliz.
Nesta era cheia de efemeridades, aquelas coisas que pensamos que são importantes para a nossa felicidade, por vezes não o são. São mitos urbanos de uma geração que tem coisas supérfluas (Extra Stuff).

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

Conheçam a Isa Oliveira

Isa Oliveira, 35 anos, de sorriso fácil, uma força impactável e contagiante. Portuguesa a viver e trabalhar como técnica de seguros em Luanda, Angola, casada e um filho que são os seus amores de perdição.

Conheçam a Filomena Gonçalves

Diz a nossa blogger Filomena Gonçalves, que habita o planeta há 43 anos e que é Leão, de signo e de coração, talvez por isso, não há coincidências, a encante o Modernismo Catalão, e o

Conheçam a Carla Martins

Positivismo, determinação e carisma são as palavras que melhor descrevem a nossa blogger Carla Martins. Reside em Viseu, tem 37 anos e trabalha como coordenadora administrativa de equipas para Angola numa multinacional portuguesa, actividade que

Conheçam a Sandra Correia aka Maria Roma

Sandra Correia, 46 anos, alfacinha de gema! Criativa, comunicativa e disruptiva, assim se apresenta a nossa blogger da Dress For Success, especializada na gestão da felicidade. Uma mulher apaixonada pelas pessoas, que gosta de defender

Conheçam a Maria Garcia

A Maria tem 37 anos e é uma apaixonada pela Vida! Pragmática, com um talento natural para a organização e simplificação Cresceu rodeada de exemplos de grande inspiração que continuam a ter um grande impacto

Conheçam a Sandra Oliveira

Hoje, através desta breve entrevista, vamos conhecer uma Mulher irreverente, cheia de garra e determinação. Aprecia e vive a Vida intensamente a cada momento. Apenas com 42 anos, tem um percurso diferente e inspirador. Foi