025-lily-rose-depp-karl-lagerfeld-muses-vogue-int-3sep-credit-getty-images

Os contos de fada das passerelles de alta costura

Recentemente andei a sonhar acordada com os desfiles de moda Primavera Verão 2019. Faz parte, certo?

          Naquelas carpetes passeiam-se roupas – que, ousadia a minha, são peças de arte – o verdadeiro luxo que por vezes não compreendemos.

          Fui refrescar a memória com um documentário da Netflix chamado «Os 7 Dias Antes» com o quinto episódio intitulado «Desfile de moda de alta costura da Chanel». Consegui ter uma noção do que cada peça implica, que cada modelo é escolhida a dedo e que o que se constroem são espetáculos onde só vão convidados de alto gabarito.

A alta costura não segue tendências, lança-as. E por isso cada desfile tem liberdade para ser uma autêntica representação de cada casa, incluindo novos elementos – as tais tendências que são depois replicadas milhões de vezes por tantas marcas. A Chanel foca-se nos fatos e vestidos formais, por exemplo. Mas brinda-nos com um look completamente out of the box no final, como podemos ver à direita: um fato de banho que também é um vestido de noiva?

chanel.com

São desfiles normalmente inspirados num cenário (mais ou menos) idílico, como a Christian Dior se inspirou no circo este ano. 

Christian Dior em vogue.com

Os convidados assistem com deleite a cada pormenor que se passeia em frente aos seus olhos. São amigos do Director Criativo, influencers, verdadeiros gurus nesta arte do luxo moderno. Ficamos a saber que Celine Dion é amiga de Pierpaolo Piccoli da Valentino e que, não sendo possível inventar novas cores e texturas, é permitido inventar novas combinações únicas.   

Valentino em vogue.com

          As modas francesa e italiana continuam a liderar os desfiles, sendo discutível a preferência de cada um.

Aproveito o final deste texto para relembrar Karl Lagerfeld, diretor criativo da Chanel durante mais de 30 anos, que partiu no passado m~es de fevereiro. Indubitavelmente, um dos gurus deste século que nos ensinou, entre outras coisas que, Vanity is the healthiest thing in life.  E se assim é, que continuemos a ser vaidosas, cuidando da nossa imagem com o intuito de chegarmos mais longe.

Francisca Pedra Soares , Consultora de Comunicação

Artigos recentes

Save the planet but make it fashion

A explosão populacional, o crescimento económico, o uso de energias poluidoras e a forma como o Homem encara a natureza como uma matéria-prima a ser explorada, são as principais causas que levaram ao aumento da

Cuidados Essenciais da Pele durante o Inverno

A nossa pele é um organismo vivo. Nos diferentes momentos do ano a pele requer diferentes ciclos de tratamentos cutâneos. Mas a base para uma pele bonita e cuidada é igual para toda a gente.

…Margarida Pimpim

A Dress For Success® Lisboa (DFS) vai inaugurar o Cantinho da Costura, liderado pela nossa Margarida Pimpim – que integrou a IV edição do PWG (Professional Women’s Group). Para que fique a par de todos

S-A-L-D-O-S até ao final de fevereiro

Esta época é perigosa! Faz-nos comprar coisas que não precisamos ou levar algo demasiado caro só porque tem 20% de desconto e «compensa imenso». Sentimos que ganhamos à loja! Não é desses momentos que vos