‘Quanto mais pequena melhor’, disse alguém quando lançou a tendência das Malas e Carteiras 2019. Vamos parar de perder carteiras de dinheiro – calma, wait for it – para começar a perder as carteiras ou seja as malas!
Ora, aqui ficam uns exemplos:
Prometo que não quero parecer revoltada, mas: e estes formatos? A quem dão jeito?
Eu cá não sou de intrigas. Mas o meu telemóvel não cabe nestas carteiras….
Na Semana da Moda de Paris, em Fevereiro, Simon Jacquemus criou um recorde mundial de carteira mais pequena do mundo, a Mini Le Chiquito. Consta ser tamanho XXS e servir apenas para umas pequenas chaves. Onde levo o resto da casa então?
Querem saber o preço? Começa nos 303€…
A realidade é que são bem giras e mereceram o seu próprio estudo! Fui ver se haveria alguma razão específica para este tamanho, se talvez as lupas estivessem na moda e fossem complemento para vermos bem as nossas amigas.
Uma novidade interessante, que vem fechar um ciclo, é a transformação da fanny pack num assumido cinto, como já vimos nos exemplos supra. Segundo a Vogue UK, esta tendência enaltece a elegância – e nós dizemos ‘claro, daí serem carteiras pequenas’.
Como segunda nota a reter, relembramos o 90’s revivale as It Bags bem mais pequenas. Ora vejam lá se isto não faz sentido: que tamanho tinha o Nokia 3310 naquela altura? – e nós dizemos ‘claro, daí serem carteiras pequenas’.
Para terminar, adivinhem só qual é a outra grande tendência no mundo das carteiras…. Já dei uma dica…. As carteiras oversized! Sem comentários. Por uma questão de orgulho, aconselho-vos a verem a coleção Portugaba do Christian Louboutin.
Até pr’o mês que vem, caras leitoras!
Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação