Família:
O conceito de família tem vindo a alterar-se ao longo das décadas. A par desta mudança tem-se assistido também a uma mudança de posturas face às denominadas tarefas domésticas que, antigamente, eram da exclusiva responsabilidade das mulheres da casa e que, hoje em dia, são cada vez mais do casal/família.
Equipa:
O sucesso de uma equipa é o resultado do trabalho realizado por cada elemento individual com vista ao cumprimento de um objetivo comum. É também o resultado da ligação que se estabelece entre os vários elementos e o seu líder.
Família/equipa:
Seja monoparental, seja numerosa, seja qualquer tipo de família, é importante que exista um líder. Pode ser o pai ou a mãe, liderança partilhada, mais ou menos autoritária… o importante é ter sempre alguém ao leme que comande e delegue e dê mimo.
As vantagens de se trabalhar em equipa, em família e especialmente para as crianças/adolescentes, são muitas. Potencia-se a entre-ajuda, a responsabilidade para com os outros, a autonomia e a partilha.
Para os pais, também tem vantagens: ajuda a diminuir as birras e os amuos, as discussões, e os tira teimas, e alivia o trabalho.
Uma das atividades que se pode fazer em família, e que vai potenciar tudo isto, é o chamado quadro de tarefas.
Como fazer um quadro de tarefas
Em primeiro lugar define-se um dia da semana para elencar as tarefas. Sentar à mesa e debater o assunto, sem televisão ligada, sem telemóveis, sem interrupções. Definir as tarefas: podem ser diárias (pôr a mesa, arrumar o quarto, varrer a cozinha, tirar/arrumar a loiça); semanais como limpar o pó, e ocasionais, rotativas ou não). Podem ser obrigatórias ou facultativas. Têm é de ser discutidas em família, aceites por todos e adequadas às idades.
Podem dar bónus… as facultativas (ida ao cinema, um chocolate, dinheiro, um passeio).
Pode também eleger-se o líder da semana, que irá conduzir a reunião e avaliar o trabalho realizado. Esta liderança pode ser rotativa por entre todos os elementos da família e é uma forma de potenciar as capacidades de liderança nos mais pequenos.
O quadro de tarefas pode ser feito em cartão, em papel, em acrílico… fica ao critério de cada família. Deve ser colocado em lugar visível e não pode haver alterações/ trocas ou birras. É um compromisso que todos assumem e todos têm de cumprir.
Vantagens
Com este quadro pretende-se evitar as discussões e a sobrecarga de trabalho para um dos elementos da família. Evita-se também o mau humor da mãe/pai sempre a chamar a atenção ou a mandar realizar tarefas. Sobretudo, constitui objetivo comum deste trabalho em equipa, pretende-se aumentar o tempo útil para a partilha de bons momentos, de tempo de qualidade em família, promovendo softskills nas crianças e a sua autonomia, investindo desta forma no seu futuro enquanto pessoas, enquanto boas pessoas!
Foto aqui.
Sofia Contente, Psicóloga, Formadora e voluntária na Dress for Success.