Este mês foi especialmente difícil decidir sobre o que falar. Quis muito correr para a praia: as toalhas, os fatos de banho e os sacos. Mas aprendi uma palavra nova e senti que tinha de partilhar: (vestidos) pinafore!
Aquilo a que corriqueiramente chamo de jardineiras tipo saia, tem nome e está na moda. Faz parte de uma tendência maior – Retro, e o próprio do Retro está de volta. O que é que aconteceu?
Ali por volta de 2016, as jardineiras renasceram das cinzas– essas não as víamos mesmo há uma boa década.
As mini saias, porém, nunca nos deixaram. Fizeram o percurso que qualquer peça intemporal faz: adaptaram-se aos tempos (eram bem justinhas ali entre 2010-2017) e agora voltaram a alargar, preenchendo o seu formato icónico dos anos 90.
E o que é que podia ser mais nineties do que a série Friends? Isto para exemplificar de que saia falamos: cintura subida e justa, braguilha com botões evidenciados, acabando numa pequena «boca de sino» – assim é mais fácil perceber, não é? Tecnicamente falando, o que aqui temos é um corte a direito. Sendo as ancas mais largas que as pernas, este é o efeito natural.
Não saciados ainda com tanto elemento retro que por aí anda, os criadores puseram mãos à obra e este ano inundaram as nossas vistas de vestidos pinafore que prometem muita comodidade, frescura e estilo. E já agora, ninguém tem de lhes chamar pinafore, jardineiras saia serve muito bem. Estamos aqui em tom de curiosidade!
Aproveito e deixo mais uma das minhas observações: arrisquem combinar com uma t-shirt cor mostarda – não sei se não será uma das cores rainha deste ano. Fiquem atentas.
Aqui fica uma pequena lição de história! E uma dica: porque nestas estações, saias há muitas (vão dar uma olhada nas marcas que em cima menciono por exemplo). Espero não ter entediado ninguém e para a próxima virá verão, prometo.
Francisca Pedra Soares
Consultora de Marketing & Comunicação
Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico