Captura de ecrã 2020-06-02, às 23.44.20

Ser ou não Ser Quaquilionário!

Não podemos ser todos como o Tio Patinhas, apelidado como pão duro e sovina, mas podemos adotar a sua filosofia para uma melhor gestão do nosso orçamento familiar e uma boa saúde financeira.

Tal como a saga do Tio Patinhas também as nossas finanças são uma história longa e movimentada. São doze os capítulos que compõem as aventuras do Tio Patinhas, deixemos então doze dicas que nos auxiliem a sermos melhores gestores das nossas finanças mesmo que isso não tenha como resultado imediato sermos quaquilionários, como esta personagem da Disney.

Mas fazendo uso da perseverança e investindo o nosso dinheiro de forma inteligente alcançaremos a nossa Caixa – Forte.

  1. ELABORAR UM ORÇAMENTO

Comece por listar as suas receitas, as suas despesas fixas e variáveis através de categorias.
Este hábito vai ajudar-nos a visualizar os desvios em relação a objetivos de poupanças.
Gaste menos do que ganha, esse deve ser o seu mantra.      

Pode fazê-lo com ajuda da tecnologia através de uma folha de Excel, utilizando um template da Microsoft adaptado à sua realidade, ou com auxílio de aplicativos tais como Boonzi – Finanças Publicas, MoneyWise, Mint entre outros.

  1. AVALIAR OS HÁBITOS DOS GASTOS DIÁRIOS

Durante um mês registe todas as despesas realizadas mesmo que os valores lhe pareçam irrisórios. Assim, conseguiremos visualizar claramente onde o nosso dinheiro foi utilizado.
Como ferramenta de auxílio pode utilizar o seu extrato de conta corrente de forma a monitorizar os pagamentos periódicos e também as compras online. 

  1. DEFINIR OBJECTIVOS A LONGO PRAZO

Um dos primeiros passos para a realização das nossas metas e termos plena consciência do que nos faz mover. É crucial que sejamos realistas e identifiquemos as metas mais valiosas e racionais. Pode ser trocar de carro, comprar uma casa, fazer uma viagem, pagar as dívidas dos cartões de crédito ou mesmo investir na nossa educação com um workshop, uma pós-graduação, um mestrado, entre outros.

  1. ABOLIR COMPRAS DESNECESSÁRIAS

Planeie as suas compras para evitar dívidas desnecessárias. Mantenha o foco.  Se sentir o impulso de se mimar avalie o real valor que determinada compra tem, e que consequências esse gasto vai ter no seu orçamento.  O segredo é estabelecer limites monetários para as suas compras.

  1. FAZER LISTA DE COMPRAS

Mantenha o cumprimento do seu orçamento através de lista uma de compras. Quando entrar numa loja, como o supermercado, compre só aquilo que está listado. Evite ir às compras com fome.

  1. USAR A INTERNET COMO ALIADA

Sempre que for fazer uma compra faça uma pesquisa online, pode encontrar o mesmo produto em vários sites e com diferentes preços. Procure a alternativa que mais se adequa ao seu orçamento.  Existem aplicativos que nos podem ajudar tais como KuantoKusta, Zoom, Buscapé, entre outros.

  1. AUMENTAR A ECONOMIA

Encontre formas de pagar menos pelos artigos que adquire. Podemos utilizar cartões de cliente com promoções associadas, copões de promoção, utilizar as promoções online, entre outras.  

  1. REAVALIAR O ORÇAMENTO

O nosso orçamento pode sofrer mutuações ao longo do tempo, conforme as nossas necessidades. Devemo-nos preparar para fazer os ajustes que consideremos necessários, por exemplo podemos redirecionar determinado valor para outra categoria do nosso orçamento caso verifiquemos que não gastamos o valor que projetámos em determinado item. 

  1. EDIFICAR UM FUNDO MANEIO

Os imprevistos, como por exemplo, problemas de saúde ou o desemprego, aparecem sem pedir licença, e nesse sentido, é de extrema importância que amealhemos um montante que nos permita sobreviver por 3 a 6 meses.

  1. PENSAR A VELHICE

Caso não se sinta confortável ou tenha conhecimentos suficientes, recorra à ajuda de um profissional que o oriente para a melhor solução para investir seu dinheiro, de maneira eficiente e muito clara. Comece a pensar na sua velhice e construa um complemento de reforma individual através, por exemplo, de um Plano de Poupança Reforma.  Este tipo de aplicação permite ir amealhando algumas poupanças progressivamente.  

  1. EVITAR FINANCIAMENTOS

Nem sempre é possível evitar, são sinónimo de compromisso a longo prazo e de juros. Caso tenha que contrair um empréstimo análise as melhores opções junto das instituições financeiras. Opte por prazos menores e com taxas de juro mais vantajosas.

  1. DISTANCIAR-SE DOS CARTÕES DE CRÉDITO

O uso do cartão de crédito não é proibitivo até porque a sua utilização pode ser um excelente meio de pagamento para artigos indispensáveis em promoção, via online. Mas o seu uso é também um incentivo ao consumo e por isso a sua utilização deve ser feita de forma racional.

Dizem os especialistas que na saga do Tio Patinhas há uma mistura de diversos elementos que tornam esta uma grande obra: humor criativo, uma boa dose de carga dramática, desenhos criativos e detalhados. Organize o seu orçamento de forma detalhada e com fácil leitura, com a necessária criatividade para poupar, com humor para as situações imprevistas e coloque uma boa dose dramática de forma a impor um uso racional dos seus recursos financeiros.

 

Maria Roma

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

Conheçam a Isa Oliveira

Isa Oliveira, 35 anos, de sorriso fácil, uma força impactável e contagiante. Portuguesa a viver e trabalhar como técnica de seguros em Luanda, Angola, casada e um filho que são os seus amores de perdição.

Conheçam a Filomena Gonçalves

Diz a nossa blogger Filomena Gonçalves, que habita o planeta há 43 anos e que é Leão, de signo e de coração, talvez por isso, não há coincidências, a encante o Modernismo Catalão, e o

Conheçam a Carla Martins

Positivismo, determinação e carisma são as palavras que melhor descrevem a nossa blogger Carla Martins. Reside em Viseu, tem 37 anos e trabalha como coordenadora administrativa de equipas para Angola numa multinacional portuguesa, actividade que

Conheçam a Sandra Correia aka Maria Roma

Sandra Correia, 46 anos, alfacinha de gema! Criativa, comunicativa e disruptiva, assim se apresenta a nossa blogger da Dress For Success, especializada na gestão da felicidade. Uma mulher apaixonada pelas pessoas, que gosta de defender

Conheçam a Maria Garcia

A Maria tem 37 anos e é uma apaixonada pela Vida! Pragmática, com um talento natural para a organização e simplificação Cresceu rodeada de exemplos de grande inspiração que continuam a ter um grande impacto

Conheçam a Sandra Oliveira

Hoje, através desta breve entrevista, vamos conhecer uma Mulher irreverente, cheia de garra e determinação. Aprecia e vive a Vida intensamente a cada momento. Apenas com 42 anos, tem um percurso diferente e inspirador. Foi