Não podemos ser todos como o Tio Patinhas, apelidado como pão duro e sovina, mas podemos adotar a sua filosofia para uma melhor gestão do nosso orçamento familiar e uma boa saúde financeira.
Tal como a saga do Tio Patinhas também as nossas finanças são uma história longa e movimentada. São doze os capítulos que compõem as aventuras do Tio Patinhas, deixemos então doze dicas que nos auxiliem a sermos melhores gestores das nossas finanças mesmo que isso não tenha como resultado imediato sermos quaquilionários, como esta personagem da Disney.
Mas fazendo uso da perseverança e investindo o nosso dinheiro de forma inteligente alcançaremos a nossa Caixa – Forte.
- ELABORAR UM ORÇAMENTO
Comece por listar as suas receitas, as suas despesas fixas e variáveis através de categorias.
Este hábito vai ajudar-nos a visualizar os desvios em relação a objetivos de poupanças.
Gaste menos do que ganha, esse deve ser o seu mantra.
Pode fazê-lo com ajuda da tecnologia através de uma folha de Excel, utilizando um template da Microsoft adaptado à sua realidade, ou com auxílio de aplicativos tais como Boonzi – Finanças Publicas, MoneyWise, Mint entre outros.
- AVALIAR OS HÁBITOS DOS GASTOS DIÁRIOS
Durante um mês registe todas as despesas realizadas mesmo que os valores lhe pareçam irrisórios. Assim, conseguiremos visualizar claramente onde o nosso dinheiro foi utilizado.
Como ferramenta de auxílio pode utilizar o seu extrato de conta corrente de forma a monitorizar os pagamentos periódicos e também as compras online.
- DEFINIR OBJECTIVOS A LONGO PRAZO
Um dos primeiros passos para a realização das nossas metas e termos plena consciência do que nos faz mover. É crucial que sejamos realistas e identifiquemos as metas mais valiosas e racionais. Pode ser trocar de carro, comprar uma casa, fazer uma viagem, pagar as dívidas dos cartões de crédito ou mesmo investir na nossa educação com um workshop, uma pós-graduação, um mestrado, entre outros.
- ABOLIR COMPRAS DESNECESSÁRIAS
Planeie as suas compras para evitar dívidas desnecessárias. Mantenha o foco. Se sentir o impulso de se mimar avalie o real valor que determinada compra tem, e que consequências esse gasto vai ter no seu orçamento. O segredo é estabelecer limites monetários para as suas compras.
- FAZER LISTA DE COMPRAS
Mantenha o cumprimento do seu orçamento através de lista uma de compras. Quando entrar numa loja, como o supermercado, compre só aquilo que está listado. Evite ir às compras com fome.
- USAR A INTERNET COMO ALIADA
Sempre que for fazer uma compra faça uma pesquisa online, pode encontrar o mesmo produto em vários sites e com diferentes preços. Procure a alternativa que mais se adequa ao seu orçamento. Existem aplicativos que nos podem ajudar tais como KuantoKusta, Zoom, Buscapé, entre outros.
- AUMENTAR A ECONOMIA
Encontre formas de pagar menos pelos artigos que adquire. Podemos utilizar cartões de cliente com promoções associadas, copões de promoção, utilizar as promoções online, entre outras.
- REAVALIAR O ORÇAMENTO
O nosso orçamento pode sofrer mutuações ao longo do tempo, conforme as nossas necessidades. Devemo-nos preparar para fazer os ajustes que consideremos necessários, por exemplo podemos redirecionar determinado valor para outra categoria do nosso orçamento caso verifiquemos que não gastamos o valor que projetámos em determinado item.
- EDIFICAR UM FUNDO MANEIO
Os imprevistos, como por exemplo, problemas de saúde ou o desemprego, aparecem sem pedir licença, e nesse sentido, é de extrema importância que amealhemos um montante que nos permita sobreviver por 3 a 6 meses.
- PENSAR A VELHICE
Caso não se sinta confortável ou tenha conhecimentos suficientes, recorra à ajuda de um profissional que o oriente para a melhor solução para investir seu dinheiro, de maneira eficiente e muito clara. Comece a pensar na sua velhice e construa um complemento de reforma individual através, por exemplo, de um Plano de Poupança Reforma. Este tipo de aplicação permite ir amealhando algumas poupanças progressivamente.
- EVITAR FINANCIAMENTOS
Nem sempre é possível evitar, são sinónimo de compromisso a longo prazo e de juros. Caso tenha que contrair um empréstimo análise as melhores opções junto das instituições financeiras. Opte por prazos menores e com taxas de juro mais vantajosas.
- DISTANCIAR-SE DOS CARTÕES DE CRÉDITO
O uso do cartão de crédito não é proibitivo até porque a sua utilização pode ser um excelente meio de pagamento para artigos indispensáveis em promoção, via online. Mas o seu uso é também um incentivo ao consumo e por isso a sua utilização deve ser feita de forma racional.
Dizem os especialistas que na saga do Tio Patinhas há uma mistura de diversos elementos que tornam esta uma grande obra: humor criativo, uma boa dose de carga dramática, desenhos criativos e detalhados. Organize o seu orçamento de forma detalhada e com fácil leitura, com a necessária criatividade para poupar, com humor para as situações imprevistas e coloque uma boa dose dramática de forma a impor um uso racional dos seus recursos financeiros.
Maria Roma