Passam 10 anos desde que eclodiu a guerra na Síria e não se vê o fim a aproximar-se. Milhares e milhares de pessoas fogem do país e ficam a viver em campos de refugiados que, por definição, deveriam ser uma situação de acolhimento temporário, mas verifica-se que não é assim.
São vários estes campos espalhados pelo mundo, para acolher pessoas que fogem de zonas de guerra. Um dos que oferece melhores condições é o campo de Zaatari, na Jordânia. No entanto, as condições ficam muito aquém dos mínimos para a dignidade humana. As pessoas que aqui vivem crescem sem objectivos, sem perspectivas de uma vida digna no horizonte.
E porque trago este tema aqui ao blog? Porque dei conta, de repente, que nós, aqui na Europa, sobretudo em Portugal, temos muita sorte. Vivemos num país e num continente em que, apesar de todas as dificuldades de convivência com as diferentes culturas, conseguimos assegurar a paz. Pode ser uma paz frágil, mas permite-nos viver dignamente e com tudo o que é essencial.
Não podemos certamente ajudar as pessoas que vivem nestes campos, mas podemos fazer o possível para não desperdiçar o que de bom a vida nos dá. Temos vivido tempos estranhos, com esta pandemia, mas conseguimos ser felizes na mesma, não é assim? Talvez alguns de nós tenham perdido pessoas próximas que nos são queridas, mas apesar dessa perda e da dor que ela causa, as nossas condições de vida mantém-se, temos sempre margem para encontrar a paz e a felicidade dentro de nós.
Assim sendo, gostaria de vos deixar uma nota para reflexão: sintam-se sempre gratos por tudo o que têm e festejem as vossas conquistas, por mais insignificantes que vos pareçam. Sejam gratos pelas coisas que ainda não têm, pois significa que a vida está a dar-vos margem para as perseguir com toda a garra. E não desperdicem tempo com indecisões: se querem falar com alguém, façam-no; se sentem que não estão bem no emprego onde estão, procurem alternativas; se querem viajar, não adiem para mais tarde; se precisam de criar espaço para o novo, deitem fora o velho… Espalhem tudo o que de bom têm dentro de vós, para ajudar a melhorar o mundo à vossa volta!
Filomena Gonçalves
Blogger, a construir um sonho de cada vez
https://theladyintheblackdress.wordpress.com/