Ser tímido poderá prejudicar as suas oportunidades de conseguir um emprego, especialmente se o impedir de transmitir a um potencial empregador que tem a experiência necessária e está qualificado para o trabalho.
Treine antes
Praticar de antemão para uma entrevista de emprego pode ajudá-lo a sentir-se mais confiante quando se encontrar sentado perante o entrevistador. Quanto mais praticar, é provável que se sinta menos nervoso no momento em que a entrevista decorre. A sua timidez, não significa que não poderá sentir-se confiante durante uma entrevista.
Acredite no seu potencial
A construção de um relacionamento com o entrevistador pode acontecer se se sentir relaxado e confiante, se souber algo sobre a empresa. Fazer a ponte entre os seus valores e interesses e os da empresa é outro componente essencial de um relacionamento bem-sucedido empregador-empregado. Saiba em que área opera a empresa, há quantos anos está no mercado, quais os concorrentes.
Aceite que é uma pessoa tímida
Concentre-se em aprender a funcionar bem em situações específicas, como a entrevista de emprego. Veja a entrevista como uma situação temporária com aspectos claramente definidos para os quais se pode preparar. Por exemplo, adotar características de confiança, como um forte contato visual e uma boa colocação de voz. Exprima-se com frases completas e evite longas pausas ou respostas monosilábicas.
Faça uma lista dos aspectos positivos que decorrem da sua timidez
Não há problema em mencioná-la numa entrevista. Por exemplo, é uma pessoa discreta, mas analítica, observadora e boa ouvinte.
Tire partido dos seus pontos fortes
Identifique os seus pontos fortes e realizações para que esteja preparado para falar sobre eles nas entrevistas. Memorize os seus quatro ou cinco pontos fortes e desenvolva breves frases ou histórias sobre eles. A “Harvard Business Review”, recomenda descobrir quais os valores que partilha com uma empresa para que tenha uma ideia melhor acerca do contributo que pode dar a essa empresa. “Acima de tudo, acredite no seu momento. Vá com confiança”.
Foto aqui.
“Somos tímidos espectadores onde deveríamos ser ágeis atores”.
Augusto Cury
Elisabete Ferreira, Expert em Desenvolvimento Pessoal e Profissional