A importância da mudança de roupa no guarda-roupa a cada estação

A cada início de estação, ou pelo menos no início das duplas primavera/verão e outono/inverno, aconselho sempre a fazerem a transição no guarda-roupa.

O que parece uma tarefa fácil, revela-se, por vezes, uma missão difícil para muita gente.

Muitas de nós não têm muita paciência, ou jeito, para fazer a selecção, a falta de tempo por vezes não ajuda no processo, entre outras razões, que podem levar a uma acumulação de roupa e acessórios no nosso armário. O que vai originar outras situções que garantidamente vão ter um grande impacto na gestão do nosso dia-a-dia.

Algumas dicas simples mas fundamentais:

1ª Deve reservar algum tempo para esta tarefa, uma manhã, ou uma tarde ou um dia. Faça desse momento um momento de prazer e não de sacrificio. Coloque uma música que aprecie.

2º Separar as peças por cada estação, as de meia estação e aquelas peças mais espcíficas para determinada altura do ano. No entanto, há peças que podem ser utilizadas ao longo de todo o ano. Aproveitar para colocar de parte as peças que já não estão em bom estado e que só estão só a ocupar espaço. Sempre há roupa em bom estado e que não vai utilizar, por isso doe a instituiçoes.

3º Limpar e higienizar o armário é muito importante.

4º Depois da separação, segue-se a organização das peças e dos acessórios no armário. A escolha dos cabides, recorrer a caixas organizadoras, de forma a que tudo tenha o seu lugar e na hora de manter a organização seja mais simples, mais fácil e mais prático.

5º É fundamental que a roupa esteja toda lavada e limpa na hora de arrumar. Se tiver roupa para arranjar leve para a costureira.

6º As roupas de meia estação devem ficar num lugar de acesso fácil, pois podem ser necessárias a qualquer momento. As peças da estação presente devem ficar à frente para facilitar o seu manuseamento e acesso, quer seja as que estão penduradas nos cabides, quer as dobradas. Gosto sempre de organizar por categoria e cores, facilita na hora de escolher e na construção dos looks.

7º Organizar os acessórios e sapatos de forma visível é muito importante.

8º Não deve guardar peças que não usa há mais de seis meses/a um ano, garantidamente que não terão mais utilização e só estão a ocupar espaço.

Em cada mudança de estação temos a oportunidade de organizar o guarda-roupa, o que nos possibilita ganhar em tempo, ecnomizar pois evita aquelas compras por impulso, ter mais organização, mais espaço, maior facilidade na hora de escolher o que vestir.

Acima de tudo, contribui de forma positiva para o nosso bem-estar.

Invista tempo em si, invista tempo no seu bem-estar.

Carla Martins


Bliss Image Consulting by Carla Martins, Consultoria de Imagem
IG: @blissimageconsulting 
FB: Bliss Image Consulting

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir