Há quem não saiba, mas o termo mentor, tão em voga nos nossos dias, vem na verdade da Odisseia _ um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga. No poema épico, ele era um sábio e fiel amigo de Ulisses, rei de Ítaca.
«Odisseia de Homero».
Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho.
Os mentores são uma importante fonte de aconselhamento de carreira, e poderão ajudá-la a aprender e crescer, partilhando consigo o seu conhecimento e sabedoria.
QUEM SÃO OS MENTORES
O mentor pode ser qualquer pessoa – um professor, amigo, alguém que considere uma referência na área de atuação escolhida, o importante é ter alguém para se inspirar.
São pessoas positivas por definição, pois é preciso uma pessoa positiva a dar de si mesma para ajudar o outro a aprender, crescer e ter sucesso.
ONDE OS PODE ENCONTRAR
Literalmente, em todo o lado! Eles estão…nos seus consultórios/ escritórios ou até mesmo, na Internet. Sim, na Internet! Aí pode encontrar os seus mentores sem ter o custo financeiro de contratar um especialista. Basta que essa pessoa tenha um blog, um site, uma página pessoal, que lhe permita beber do seu conhecimento e acompanhar as suas vitórias e crescimento.
Mas existem outras e diversas formas de o fazer:
– Livros;
– Sites da sua área;
– Palestras;
– Vídeos;
– Pessoas que inspiram
Os canais estão dispostos a nosso favor. Basta apenas querer aprender!
Procure o caminho de uma pessoa a quem faça questão de «observar os passos».
“São os passos que fazem os caminhos”.
Mario Quintana
Elisabete Ferreira, Expert em Desenvolvimento Pessoal e Profissional