Com a chegada do Verão, todas desejamos o aparecimento do calor para ir até à praia, estender o corpinho na toalha e ficar com uma cor bronzeada maravilhosa, certo?
Mas esta altura pode também revelar-se um terror quando nos começamos a olhar ao espelho e a reparar na celulite que se instalou, nas pernas e na barriga, e que teima em não sair.
Mais do que um problema estético que nos incomoda, a celulite, sobretudo a edematosa, pode estar associada a alguma dor. Felizmente há formas de a combatermos ou controlarmos. Pois tanto as actividades físicas, como as dietas alimentares equilibradas e saudáveis ou as massagens, são métodos que ajudam na redução da celulite.
Deixo-vos alguns exercícios que ajudam na eliminação da celulite:
Exercício 1: Ponte
Num tapete, deite-se de barriga para cima, flicta as pernas, permanecendo com os pés bem próximos dos glúteos e apoiados no chão. Contraia os glúteos e o abdómen, levantando e baixando a anca. Faça 3 séries de 15 repetições cada.
Exercício 2: Ponte Alternada
Na mesma posição, mas com a perna esquerda apoiada sobre a direita, levante e baixe a anca. 3 séries de 15 repetições cada uma. Mude as pernas e faça o mesmo movimento.
Exercício 3: Abdominal inferior com uma Perna
Deitada de barriga para cima, com a perna direita levemente flectida e a esquerda esticada. Baixe e suba a esquerda 15 vezes, sem tocar no chão, por 3 séries. Mude as pernas. Faça depois com as duas pernas juntas.
Exercício 4: Agachamentos
De pé, pernas afastadas à largura da anca e braços flectidos na frente do peito. Flicta os joelhos até formar um ângulo de 90 graus, levando a anca para trás. Retome a posição devagar.
Faça 3 séries de 15 repetições
Exercício 5: Prancha
Deitada de barriga para baixo, apoie os cotovelos no chão e a ponta dos pés, deixando o resto do corpo suspenso e na horizontal. Fique nessa posição o máximo de tempo que conseguir. O ideal é começar com um minuto até um máximo de 4 minutos, aumentando progressivamente à medida que vai ganhando resistência.
Dica:
Pode fazer mais repetições por exercício e adicionar mais peso gradualmente.
Segredo:
Contrair os músculos da perna e do glúteo em cada uma das repetições.
Bons treinos!
Foto cabeçalho: youtube
Filipa Silva, Profissional de RH