Pomelo products, photo by Maro Verli, Oct 2016 (maroverli.com)

Sobre as andanças na Índia & Sudeste Asiático – Parte 2

Tive o prazer de visitar 4 países no Sudeste da Ásia e tentei absorver tudo de bom que o Myanmar, Laos, Vietnam e Camboja tinham para dar. (Ver aqui a primeira parte deste artigo).

Mais uma vez, trago-vos um olhar turístico e sorrateiro das minhas passeatas pelo Sudeste. Desta vez, não me consegui excluir das fotografias e por isso peço desde já desculpa pelo meu ar desgrenhado de quem já andava a viajar há demasiadas semanas.

Resumindo e concluindo, aqui ficam 4 tradições da moda asiática:

Chapéus de palha redondos – uma alternativa tradicional aos bonés saturados da moda desportiva. O formato permite também uma muito melhor proteção do sol. Na Ásia, a mentalidade é contrária à nossa: nunca, mas nunca se querem queimar! Quanto mais tapadas (os) andarem, melhor.

Camisas com fruta – feitas para os homens, mas usadas por mulheres também, são o hit da moda a que todos os turistas (onde claramente me inclui…) aderem. Camisas de cores vivas com: bananas, dragon fruit, salada de frutas, mangas, melancias…. you name it! Trouxe a minha e pretendo chocar os lisboetas a partir de Março.

Longi – pode ser chamada por nós, ocidentais, como uma saia masculina! Originalmente criada no Myanmar (segundo reza a lenda) e usada um pouco pelo Laos, Vietname e Camboja também (e Índia). É um pedaço de tecido cozido em forma cilíndrica, que os homens atam na parte da frente das suas cinturas. Particularmente prático para os dias muito quentes e visitas a templos – em que todos, homens e mulheres, tem de estar de pernas e ombros tapados. Faz lembrar as vestes dos monges budistas!

Calções com padrão – também para os homens! Nos mercados nocturnos do Laos, Vietname e Camboja, estes calções one size fits all encheram-me os olhos pela diversidade de padrões (muitos elefantes) e quantidades infinitas.

E no que toca a moda, é isto que me apraz dizer! Como já vos disse, a Ásia é muito mais que moda e os meus sentidos estiveram focados em tantas outras coisas.

A Ásia é um continente lindo, de pessoas boas e com histórias inacreditáveis para contar. Espero um dia lá voltar e trazer-vos mais histórias para relatar.

Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

É um Bradypus Variegatus?

Na hora de exercitar quem de nós não tem a sensação de ser um Bradypus Variegatus, mais conhecido pelo mamífero Preguiça? Mas esta condição de «preguiça» para a Preguiça é um instrumento de subsistência, que

O poder das Emoções na Saúde

Para podermos falar de Saúde e Emoções é essencial perceber que …“O ser humano é um todo integrado, que age continuamente no tempo através de três níveis distintos: o mental, o emocional e o físico”

O diário de um Pajama

Tenho a certeza de que a minha dona nunca foi muito fã de passear o seu charme pela casa vestida de pijama, mesmo ao fim-de-semana. Para ela o meu único propósito é ser usado quando

À Conversa com Mariana Cabral aka Bumba na Fofinha

Mariana Cabral, aka, Bumba na Fofinha, faz parte das nossas rotinas semanais já há uns anos. Sabemos que é uma Mulher das Humanidades, dos “Beijooos” e das palavras, ditas e escritas. Nesta entrevista à distância,