Pomelo products, photo by Maro Verli, Oct 2016 (maroverli.com)

Sobre as andanças na Índia & Sudeste Asiático – Parte 2

Tive o prazer de visitar 4 países no Sudeste da Ásia e tentei absorver tudo de bom que o Myanmar, Laos, Vietnam e Camboja tinham para dar. (Ver aqui a primeira parte deste artigo).

Mais uma vez, trago-vos um olhar turístico e sorrateiro das minhas passeatas pelo Sudeste. Desta vez, não me consegui excluir das fotografias e por isso peço desde já desculpa pelo meu ar desgrenhado de quem já andava a viajar há demasiadas semanas.

Resumindo e concluindo, aqui ficam 4 tradições da moda asiática:

Chapéus de palha redondos – uma alternativa tradicional aos bonés saturados da moda desportiva. O formato permite também uma muito melhor proteção do sol. Na Ásia, a mentalidade é contrária à nossa: nunca, mas nunca se querem queimar! Quanto mais tapadas (os) andarem, melhor.

Camisas com fruta – feitas para os homens, mas usadas por mulheres também, são o hit da moda a que todos os turistas (onde claramente me inclui…) aderem. Camisas de cores vivas com: bananas, dragon fruit, salada de frutas, mangas, melancias…. you name it! Trouxe a minha e pretendo chocar os lisboetas a partir de Março.

Longi – pode ser chamada por nós, ocidentais, como uma saia masculina! Originalmente criada no Myanmar (segundo reza a lenda) e usada um pouco pelo Laos, Vietname e Camboja também (e Índia). É um pedaço de tecido cozido em forma cilíndrica, que os homens atam na parte da frente das suas cinturas. Particularmente prático para os dias muito quentes e visitas a templos – em que todos, homens e mulheres, tem de estar de pernas e ombros tapados. Faz lembrar as vestes dos monges budistas!

Calções com padrão – também para os homens! Nos mercados nocturnos do Laos, Vietname e Camboja, estes calções one size fits all encheram-me os olhos pela diversidade de padrões (muitos elefantes) e quantidades infinitas.

E no que toca a moda, é isto que me apraz dizer! Como já vos disse, a Ásia é muito mais que moda e os meus sentidos estiveram focados em tantas outras coisas.

A Ásia é um continente lindo, de pessoas boas e com histórias inacreditáveis para contar. Espero um dia lá voltar e trazer-vos mais histórias para relatar.

Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação

Artigos recentes

À Conversa com Mónica Oeiras

A valorização da imagem é importante para qualquer pessoa, independentemente do lugar que ocupam no espectro do tamanho de corpo. É preciso quebrar estereótipos e despir preconceitos. A Dress For Success (DFS) está presente na

À Conversa com Daniela Sá

A sustentabilidade ambiental é um tema central para o desenvolvimento do nosso Mundo e a Daniela Sá está a deixar a sua pegada verde na moda. Fomos descobrir quem é esta designer e de que

Anos 90 século XXI

Era uma vez uma menina nos seus 20 e tais anos. Há tão pouco tempo tinha sido a sua adolescência (talvez até ainda se vissem alguns resquícios dessa fase). Uma década da sua vida foi

Save the planet but make it fashion

A explosão populacional, o crescimento económico, o uso de energias poluidoras e a forma como o Homem encara a natureza como uma matéria-prima a ser explorada, são as principais causas que levaram ao aumento da