Captura-de-ecrã-2021-09-12-às-11.45.18

A importância da imagem pessoal e profissional

Um guarda-roupa tem de estar adaptado à nossa vida profissional, bem como à nossa vida pessoal. É importante que esteja adequado ao estilo de vida, idade, tipo de corpo, profissão e para diversas ocasiões para que possamos combinar e adaptar.

Num contexto profissional, seja a iniciar a procura de emprego ou para quem já tem um emprego, é fundamental ponderar o que vai levar vestido, por exemplo, para uma entrevista de emprego, ou adequar ao cargo que já ocupa e de acordo com o objetivo da empresa o que usa no dia-a-dia. A consultoria de imagem ajuda nestes processos de melhoria da imagem, apoiando e orientando na melhor escolha de acordo com o pretendido, sempre respeitando a essência de cada pessoa. Não vale a pena querer parecer o que não é, mas sim refletir a nossa essência através da nossa imagem.

Estar atenta a todos os detalhes no mundo profissional é importante também no que toca à imagem profissional. A evolução do tempo, a evolução que foi ocorrendo ao longo dos tempos, novas oportunidades a nível global, a própria moda foi sofrendo alterações. Com isto, quero dizer que cuidar da nossa imagem é imperativo. Não no sentido da futilidade, mas sim de autocuidado, de autoestima, de valorização pessoal, de confiança e de autoconhecimento.

Ao valorizarmo-nos estamos a transmitir uma imagem de confiança e de profissionalismo, que se vai refletir na relação com os colegas de trabalho e com as próprias chefias. Isto implica investir o nosso tempo e dinheiro de forma consciente para a valorização.

Saber escolher as peças certas, de boa relação qualidade-preço, aproveitar os saldos, as promoções, comprar no mercado de peças em segunda mão, são boas apostas para que possa renovar ou até construir um guarda-roupa de raiz, sem gastar rios de dinheiro. 

Um exemplo digno, é o trabalho desempenhado pela Dress For Success Lisboa, na ajuda e apoio que oferece a todas as mulheres que procuram a associação para a ingressão no mercado de trabalho apoiando, oferecendo as peças, bem como o mercadinho que costuma realizar onde encontramos peças de roupa e acessórios em ótimo estado por valores super convidativos.

A aparência é importante é um facto, pois é a primeira impressão que ganha em primeira instância. A linguagem não verbal tem de ser cuidada e estar alinhada com a nossa Essência, é fundamental. Não basta parecer, temos de Ser.

Ter um bom currículo é importante, mas ter uma boa apresentação faz muita a diferença num processo de recrutamento, e mais uma vez reforço que não vale a pena mostrar o que não se é, mas sim sermos genuínos e mostrar os nossos valores, cada vez mais valorizado pelas entidades.

Cuidarmos de nós não é um ato de egoísmo, mas sim de valorização pessoal e que é apreciado por quem nos rodeia.

Investir em nós, é investir no nosso bem-estar e no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Carla Martins

BLISS Image Consulting

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir