Um guarda-roupa tem de estar adaptado à nossa vida profissional, bem como à nossa vida pessoal. É importante que esteja adequado ao estilo de vida, idade, tipo de corpo, profissão e para diversas ocasiões para que possamos combinar e adaptar.
Num contexto profissional, seja a iniciar a procura de emprego ou para quem já tem um emprego, é fundamental ponderar o que vai levar vestido, por exemplo, para uma entrevista de emprego, ou adequar ao cargo que já ocupa e de acordo com o objetivo da empresa o que usa no dia-a-dia. A consultoria de imagem ajuda nestes processos de melhoria da imagem, apoiando e orientando na melhor escolha de acordo com o pretendido, sempre respeitando a essência de cada pessoa. Não vale a pena querer parecer o que não é, mas sim refletir a nossa essência através da nossa imagem.
Estar atenta a todos os detalhes no mundo profissional é importante também no que toca à imagem profissional. A evolução do tempo, a evolução que foi ocorrendo ao longo dos tempos, novas oportunidades a nível global, a própria moda foi sofrendo alterações. Com isto, quero dizer que cuidar da nossa imagem é imperativo. Não no sentido da futilidade, mas sim de autocuidado, de autoestima, de valorização pessoal, de confiança e de autoconhecimento.
Ao valorizarmo-nos estamos a transmitir uma imagem de confiança e de profissionalismo, que se vai refletir na relação com os colegas de trabalho e com as próprias chefias. Isto implica investir o nosso tempo e dinheiro de forma consciente para a valorização.
Saber escolher as peças certas, de boa relação qualidade-preço, aproveitar os saldos, as promoções, comprar no mercado de peças em segunda mão, são boas apostas para que possa renovar ou até construir um guarda-roupa de raiz, sem gastar rios de dinheiro.
Um exemplo digno, é o trabalho desempenhado pela Dress For Success Lisboa, na ajuda e apoio que oferece a todas as mulheres que procuram a associação para a ingressão no mercado de trabalho apoiando, oferecendo as peças, bem como o mercadinho que costuma realizar onde encontramos peças de roupa e acessórios em ótimo estado por valores super convidativos.
A aparência é importante é um facto, pois é a primeira impressão que ganha em primeira instância. A linguagem não verbal tem de ser cuidada e estar alinhada com a nossa Essência, é fundamental. Não basta parecer, temos de Ser.
Ter um bom currículo é importante, mas ter uma boa apresentação faz muita a diferença num processo de recrutamento, e mais uma vez reforço que não vale a pena mostrar o que não se é, mas sim sermos genuínos e mostrar os nossos valores, cada vez mais valorizado pelas entidades.
Cuidarmos de nós não é um ato de egoísmo, mas sim de valorização pessoal e que é apreciado por quem nos rodeia.
Investir em nós, é investir no nosso bem-estar e no nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Carla Martins
BLISS Image Consulting