É hora de dormir mas… Sabia que o seu corpo continua em plena ação nas horas do sono? A taxa metabólica basal diminui enquanto dormimos. O corpo gasta menos energia. É por isso que, além de melhorarem a qualidade do sono, alguns alimentos e nutrientes também auxiliam o crescimento muscular e até o aumento do metabolismo enquanto dormimos.
Conheça aqui os principais:
Oleaginosas
Alimentos como amêndoas, castanhas e nozes são fontes de ácidos gordos essenciais, mas precisam de ser consumidos em quantidades moderadas. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na Pennsylvania State University, revelou que, entre as frutas oleaginosas, as nozes são as mais recomendadas para uma dieta saudável por conterem o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes.
Peixes
Os peixes, principalmente o salmão e a sardinha, são constituídos por proteínas completas, com os seus aminoácidos essenciais e lípidos com ácidos gordos – Ómega-3 e 6. Além disso, a Sardinha é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como: Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, Ferro, sódio e Selénio. Além das vitaminas A e D.
Leguminosas
As leguminosas, como o grão de bico e a soja, são excelentes fontes de magnésio e promovem o relaxamento muscular, além de ajudarem o corpo a deixar de lado as tensões do dia, favorecendo o bom sono.
Leite e seus derivados
Alimentos como o queijo magro e os iogurtes são ricos em aminoácido triptofano que ajuda à produção da serotonina. Como tal, são opções que ajudam no relaxamento e na manutenção de um sono mais tranquilo. Tome uma chávena de leite morno antes de se deitar.
Banana
Já a banana, é fonte de magnésio e ajuda no relaxamento muscular e na diminuição do stress, além de ser ótima fonte de triptofano e rica noutros nutrientes.
Foto cabeçalho aqui.
Elisabete Ferreira, Expert em Desenvolvimento Pessoal e Profissional