O foco deste ano tem sido, indiscutivelmente, a Saúde.
A saúde sempre foi vista como um «bem de primeira necessidade» para todos os seres humanos mas este ano a sua «cotação» subiu exponencialmente.
Perante os factos que vivenciamos dia-a-dia, está mais do que na hora de tomar as decisões que achamos mais prementes com o objectivo de cuidar deste «bem» o melhor possível.
Na minha perspectiva, é essencial cuidar não só do corpo, físico, através de exercício físico, da alimentação e do sono reparador mas também das nossas emoções e pensamentos que neste preciso momento estão ao rubro e necessitam de estar devidamente «arejadas/trabalhadas».
Se o cenário em que vivem é diferente do anteriormente descrito significa, então, que há «ruído» na comunicação interna e isso conduz a um enfraquecimento do sistema imunitário. Situação que não é de todo desejável neste preciso momento.
Face a tudo isto pereceu-me pertinente falar um pouco sobre a Homeopatia uma vez que é um método terapêutico de carácter energético, natural, integral que promove a estimulação do mecanismo de defesa do nosso organismo contra a doença, ajudando-o a reencontrar o estado de equilíbrio a que chamamos saúde.
A abordagem homeopática é individualizada, valorizando as características próprias de cada ser humano, tendo sempre em conta a origem do desequilíbrio.
Para a Homeopatia a doença é apenas uma forma de manifestação do organismo para exprimir o seu desequilíbrio energético. Por essa razão, afirmamos que tratamos pessoas que sofrem das doenças nos vários planos – físico, emocional, mental e espiritual. Assim, o tratamento é global pois …«O Todo é maior que a soma das partes», como disse Aristóteles.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Homeopatia é o segundo método terapêutico mais usado em todo o mundo.
É segura para todas as idades e fases da vida: bebés, crianças, adolescentes, mulheres grávidas, adultos e idosos.
De forma genérica, a Homeopatia actua por exemplo no sistema respiratório, sistema músculo-esquelético, sistema circulatório, sistema tegumentar (pele), sistema digestivo, sistema endócrino, sistema urinário, sistema reprodutor feminino e masculino, sistema linfático e problemas do foro emocional e psicológico.
Ana Marta Araújo
Homeopata Clássica Unicista
www.ama-homeopatia.com
FB: homeopatia ana marta araujo