Com a evolução tecnológica, a imensa facilidade com que satisfazemos as necessidades e desejos veio acompanhada de uma nova tendência: a personalização (completamente individual) de inúmeros bens e serviços. Desde o iPhone que recentemente expandiu para o encarnado, ao pato de borracha de todos os feitios e cores (ver Duck Store).
Mas voltemos à origem e vejamos as tendências para os 6 principais grupos de acessórios de moda para esta Primavera/Verão:
Carteiras
Ganham os feitios: sacolas com alças de mochila, tiracolo usado só de um lado ou debaixo do braço e bolsa minaudière para festas. Feitios intemporais renovados com pormenores de brilhantes (aplicados nos elementos funcionais como cordões e fechos) e cores metalizadas.
Lenços
Para pescoço, cabeça ou pulso. O que interessa é personalizado e o mais interessante é que já se vêm lenços de tamanho único que servem para qualquer dos usos que preferirmos no dia. Investimos num lenço, ganhamos muitos estilos.
Cintos – com fivelas marcantes, especialmente adoptados por marcas de luxo.
Joias
Brincos grandes com pedras coloridas ou franjas, usar muitos anéis de diferentes estilos e o mais excêntrico é a «corrente de corpo»: a fotografia fala por si. Um acessório que ganhou relevância com a nova tendência de roupas para festivais.
Óculos
Continua a moda hipster de usar óculos sem graduação; e quanto aos de sol, voltamos ao 8 ou 80: ou sem massa nenhuma ou com um feitio personalizado para cada pessoa com massas de diferentes cores e feitios.
Chapéus
H&m Zara
8 ou 80: boné de basebol ou estilo panamá.
Francisca Pedra Soares, escreve a partir de Milão.
Texto redigido segundo o novo acordo ortográfico