Captura-de-ecrã-2021-03-08-às-22.34.18

Qual é o verdadeiro significado do Dia da Mulher?

A sociedade tem a tendência de romantizar o dia da mulher. É representado como o dia em que presenteamos as mulheres que nos são mais importantes com algo bonito e memorável, como flores ou jóias, mas será que é esse o verdadeiro propósito deste dia?

O dia internacional da mulher celebra as conquistas de todas as mulheres, independentemente do contexto étnico, social, político e socioeconómico. É o dia em que devemos olhar para os direitos humanos com outros olhos e celebrar a coragem e determinação de quem ajudou a rescrever os nossos direitos. O primeiro dia internacional da mulher surgiu no final do século XIX na Europa e nos Estados Unidos da América, estando relacionado com os movimentos feministas para melhores condições de vida e de trabalho para as mulheres, posteriormente passou a ser celebrado a nível mundial.

O ano de 1975 foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o ano internacional da mulher e, em 1977, foi criada uma resolução pelos direitos da mulher e a paz internacional. Pouco tempo depois foi permitido que cada país celebrasse o dia da mulher consoante a sua história e tradições.

Este dia é comemorado ainda hoje não só para celebrar os feitos do passado, mas maioritariamente porque nenhum país no mundo atingiu ainda a igualdade plena entre os géneros.

A mudança existe, mas tem-se mostrado difícil para maioria das mulheres e raparigas no mundo. Problemas como a desigualdade salarial entre géneros, violência sexual e doméstica, mutilação genital, casamentos forçados de raparigas menores e muitos mais precisam urgentemente de ser resolvidos a nível mundial. É por isto que é tão importante ter movimentos sociais como o Feminismo que lutam todos os dias pelo bem-estar e pela igualdade de oportunidade para todas as mulheres no mundo.

Porque juntas somos mais fortes

A equipa da Dress For Success Lisboa deseja-te um Feliz Dia da Mulher!

Se queres saber mais sobre o Feminismo deixo-te com algumas páginas que podes seguir no Instagram:

Feminismo

Femimesmo

Feminist

Feminine World

Algumas associações que defendem os direitos das mulheres no nosso país:

Corações com Coroa

Capazes

HEForSHE

Para verificar as fontes das imagens, por favor clicar nas mesmas. 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

O apego material

O apego refere-se aos laços emocionais que desenvolvemos com pessoas e animais, mas o apego também pode ser material, desenvolvendo uma vinculação emocional para com um objeto, pensando que nos traz segurança e felicidade, apesar

KAIZEN – Vamos mudar para melhor? (Parte 2)

O que fazer para reativar este nosso poder e capacidade de melhorar a nossa vida, de forma contínua? Conhecermo-nos bem. Não só os pontos fortes, o que fazemos bem, mas o que, sobretudo, queremos melhorar.

KAIZEN – Vamos mudar para melhor? (Parte 1)

Kaizen é uma palavra Japonesa que pode ser traduzida em português como – Melhoria contínua ou «Mudar para melhor»! Acredito que nascemos para Kaizen! Nascemos para mudar! Nascemos para fazermos amanhã melhor do que hoje!

À conversa com Diana Eugénio

Diana Eugénio, autora do livro “A Doença: o Meu Maior Mestre”, fala-nos de como o corpo que que nos deveria proteger acabou, no caso da Diana, por desenvolver uma doença auto-imune que a debilita e

O Dia do Pai

No dia 19 de Março celebra-se o dia do Pai e todos nós aproveitamos a ocasião para lhe darmos um mimo extra. A Maria, com 10 anos, não foi excepção. Inspirou-se, deu largas á sua