Captura de ecrã 2021-02-06, às 16.38.17

A coragem para a mudança

A vida é uma constante prova de superação dos nossos anseios e medos mas também uma constante prova de coragem, que nos liberta das amarras que nos bloqueiam para ir mais longe, para ir por caminhos inesperados e cheios de incertezas e inquietudes, são esses que nos trazem as melhores surpresas. Mas como saber, se nunca nos dermos essa oportunidade?

A mudança começa dentro de nós e muitas vezes, por medo, não queremos sequer deixar-nos dominar por esse despir do hoje, do que nos impede de sermos nós, de sermos mais do que fomos ontem, de nos permitirmos ser sem querer saber se estamos fora de um padrão que não nos serve…

A mudança que sentimos dentro de nós muitas vezes nem sequer é ouvida e deveria, se percebêssemos que é mais do que mudar, é cuidar do nosso Eu, da nossa Autoestima, de não admitirmos que nos diminuam, que nos subavaliem e nos tentem desviar dos nossos Valores, da nossa Dignidade.

A hora é agora, o futuro é hoje, por isso Liberta-te, Desafia-te a novas descobertas acerca de ti. Liberta-te do medo que não te permite ver que há um amanhã capaz de ser muito melhor e muito mais feliz que o hoje.

Devemos questionar-nos se podemos demitir-nos de gerir as nossas próprias Vidas em prol do nosso sucesso individual? Não! Será que podemos encontrar terceiros responsáveis por essa demissão? Também Não! Então, talvez esteja na hora certa de fazermos aquilo que ninguém mais fará por nós, usar o poder que temos de controlar o que sentimos, o que desejamos, o que queremos e principalmente, aquilo em que acreditamos; começando por acreditar no nosso Potencial, pois só depois os outros acreditarão.

Cansei-me de me sabotar, de me diminuir por valorizar a avaliação de quem nem sequer tinha competência para o fazer. Deixei-me esmagar pelo poder de quem não o sabia exercer, e durante meses deixei-me viver infeliz, na busca de respostas, de críticas que me levaram a um estado próximo da depressão. Todos os dias me sentia com menos força, numa luta inglória e que roçava a diminuição da minha dignidade como Ser Humano, como Profissional, até ao momento em que percebi que nada fazia mais sentido do que me Respeitar, do que Ouvir o meu Eu interior e seguir, rompendo com a escravatura da garantia de um salário ao final do mês.

Foram dias e noites de choro, de angústia e de medo, superados com o apoio de um companheiro forte, determinado, que me Ama, o meu Super Marido, que me fez ver que só estava presa por mim e que mesmo não sabendo o que seria o amanhã, sabia que só dependia de mim Libertar-me!

E com a sua ajuda percebi, que nunca iria ficar sem o que comer, sem casa para viver e, mesmo que assim fosse, pelas pessoas que somos, com certeza, iríamos ter quem nos estendesse a mão com um abrigo, com um prato de comida e muito possivelmente, com uma oportunidade de trabalho. Assim foi, iniciei a negociação da minha saída e passados dois meses, tinha o processo concluído. Renasci!

Renasci sabendo a importância de trabalhar a minha a minha auto-estima, «a valorização de mim própria», que confere uma enorme clareza sobre o que queremos para nós, o que queremos da nossa vida, contra todos os padrões que a sociedade quer definir para nós, como se fôssemos um Standard que sai todo igual de fábrica e por isso o caminho e o fim que existem é igual para todos os mortais, mas Não é!

Somos seres únicos, incomparáveis e devemos respeitar a nossa individualidade, aquilo que de tão especial nos caracteriza e faz de nós um só. Mas será que cada uma de nós respeita e aceita essa sua individualidade? Muitas vezes não, queremos forçosamente seguir os passos que alguém seguiu, sem perceber muito bem porquê, o Como mas visto de fora parece um padrão interessante e um modelo a seguir, quando o único modelo que devemos seguir é o que nos diz o nosso interior, sem boicotes, sem julgamentos. E quando isso está alinhado com o que sentimos, com um brilho nos olhos é a chave de abertura para a nossa libertação individual e é absolutamente transformador.

Hoje a minha mensagem é de Coragem, determinação para que cada vez mais Mulheres se libertem do medo. O medo tem sido o truque para termos sociedades submissas, sem vontades próprias e sem coragem de definirem o seu Caminho. Podemos considerar ser o nosso grande inimigo, senão o maior, e temos de libertar-nos dele, acreditando Sempre que tudo dará certo quando nos permitimos comandar as nossas Vidas, comandar as nossas decisões, alinhados com o Fazer o Bem, a nós, aos outros e à nossa grande missão de vida, Sermos Felizes!

Acarinha-te diariamente, dizendo em frente ao espelho o quão corajosa és, o quão determinada és a ter sucesso, o quão bem-sucedida és por tudo o que conquistaste até hoje. Isso fará com que diariamente construas a tua auto-confiança, uma ferramenta poderosa para que acredites mais em ti e te domines. O mundo passará a acreditar mais em ti e o Universo trar-te-á com tudo aquilo que mereces, resultado da sua abundância que está visível e acessível a todos e que é inesgotável.

Isa Carvalho Oliveira

Blogger, Profissional de Seguros com a missão de viver Feliz todos os dias!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

Coloque o seu melhor acessório: o Sorriso

A Imagem é fundamental, sendo indiscutível a sua importância, tanto a nível pessoal como profissional. Cuidar da imagem é sinónimo de autocuidado, confiança, autoconhecimento, valorização, de autopoder e até de profissionalismo. Todos os dias tem

Desmistificando: Body Positivity

O conceito Body Positivity, traduzido para «Positivismo Corporal» define a ideia de que todos os corpos devem ser aceites e amados independentemente dos estereótipos marcados pelas culturas e sociedades. Algo básico, não? Podemos olhar para

Este ano o Carnaval é outro!

Longe de mim falar-vos de Carnaval em tempos difíceis e de grande preocupação para todos. O Carnaval passa para segundo, terceiro, quarto … plano e muito bem. Mas aproveito-me (do Carnaval) para vos falar de

À Conversa com Nuno Costa

Nuno Costa, Personal Trainer de Profissão, fala-nos de como o exercício físico é um dos melhores aliados do bem-estar psicológico, especialmente em tempos de pandemia. Porquê uma carreira virada para o desporto e o que

Os silêncios da nossa vida

O que é, para si, ser feliz? Estão a ser uns tempos desafiantes. Por vezes à nossa volta temos pessoas que, com esta pandemia, passam por situações de desemprego, perda de familiares, etc. Não era