Mandatory Credit: Photo by Stephen Lovekin/BEI/REX/Shutterstock (10225581jr)
Katy Perry
Costume Institute Benefit celebrating the opening of Camp: Notes on Fashion, Arrivals, The Metropolitan Museum of Art, New York, USA - 06 May 2019

Camp: Notes on Fashion – Met Gala 2019

Realizado na primeira segunda-feira de Maio no Metropolitan Museum of Art, o Met Gala é um dos acontecimentos mais aguardados por qualquer pessoa que tenha o bichinho da moda dentro de si. Trata-se de um evento organizado por Anna Wintour, diretora da Vogue norte americana, que tem como objetivo angariar fundos para o Costume Institute.

A Met é diferenciada das restantes galas por apresentar um tema específico que obedece sempre à exposição anual inaugurada no museu, nessa mesma semana. O tema deste ano, tal como o título do post indica foi: “Camp: Notes on Fashion”.

Mas afinal o que significa “camp”?

Camp é um conceito baseado na composição da escritora Susan Sontag «Notes on Camp» na qual esta o associa ao exagero estético, à teatralidade, à exuberância. Foi no luxuoso reinado de Luís XIV que este conceito se fez notar pela primeira vez na sua plenitude total, desde os trajes de gigantescas proporções até à arquitetura do palácio de Versalhes. Camp surge do francês «se camper», que é traduzido em posar de forma exagerada, mostrando assim uma encenação de poder.

«Há muita coisa no mundo que nunca foi denominada e muita coisa, mesmo que tenha sido, nunca foi descrita. Uma delas é a sensibilidade – inconfundivelmente moderna, uma variante da sofisticação, mas dificilmente idêntica a ela – que dá pelo nome de Camp» – Susan Sontag

Andrew Bolton, o curador da exposição, numa entrevista ao New York Times, justificou a escolha do tema.

«Estamos a passar por um momento extremo de Camp, e pareceu-nos bastante relevante para o diálogo cultural, olharmos para aquilo que, muitas vezes, é descartado como se fosse uma frivolidade, mas que na verdade pode ser algo bastante sofisticado, bem como uma arma política poderosa, especialmente para as culturas que são marginalizadas».

No meio de tantas celebridades da grande elite, como é costume, apenas algumas são selecionadas para fazerem parte do esquadrão maravilha que acompanha Anna Wintor como anfitriões do evento. Em 2019 esse papel coube a Harry Styles, Lady Gaga, Serena Williams e Alessandro Michele.

Deixo-vos de seguida com os looks de que mais gostei:

Se não conheciam este evento e procuram saber mais, deixo a título de curiosidade o filme Ocean’s 8, com protagonistas como Sandra Bullock, Anne Hathaway, Sarah Paulson, Rihanna entre outras. Este spin-off da trilogia Ocean’s, acompanha um grupo de mulheres que planeiam realizar um roubo no Met Gala.

«Camp é uma forma de ver o mundo como um fenómeno estético […] não em termos de beleza, mas sim em função dos níveis de artifício, de estilização»

Susan Sontag

Carolina Freitas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

É um Bradypus Variegatus?

Na hora de exercitar quem de nós não tem a sensação de ser um Bradypus Variegatus, mais conhecido pelo mamífero Preguiça? Mas esta condição de «preguiça» para a Preguiça é um instrumento de subsistência, que

O poder das Emoções na Saúde

Para podermos falar de Saúde e Emoções é essencial perceber que …“O ser humano é um todo integrado, que age continuamente no tempo através de três níveis distintos: o mental, o emocional e o físico”

O diário de um Pajama

Tenho a certeza de que a minha dona nunca foi muito fã de passear o seu charme pela casa vestida de pijama, mesmo ao fim-de-semana. Para ela o meu único propósito é ser usado quando

À Conversa com Mariana Cabral aka Bumba na Fofinha

Mariana Cabral, aka, Bumba na Fofinha, faz parte das nossas rotinas semanais já há uns anos. Sabemos que é uma Mulher das Humanidades, dos “Beijooos” e das palavras, ditas e escritas. Nesta entrevista à distância,