Realizado na primeira segunda-feira de Maio no Metropolitan Museum of Art, o Met Gala é um dos acontecimentos mais aguardados por qualquer pessoa que tenha o bichinho da moda dentro de si. Trata-se de um evento organizado por Anna Wintour, diretora da Vogue norte americana, que tem como objetivo angariar fundos para o Costume Institute.
A Met é diferenciada das restantes galas por apresentar um tema específico que obedece sempre à exposição anual inaugurada no museu, nessa mesma semana. O tema deste ano, tal como o título do post indica foi: “Camp: Notes on Fashion”.
Mas afinal o que significa “camp”?
Camp é um conceito baseado na composição da escritora Susan Sontag «Notes on Camp» na qual esta o associa ao exagero estético, à teatralidade, à exuberância. Foi no luxuoso reinado de Luís XIV que este conceito se fez notar pela primeira vez na sua plenitude total, desde os trajes de gigantescas proporções até à arquitetura do palácio de Versalhes. Camp surge do francês «se camper», que é traduzido em posar de forma exagerada, mostrando assim uma encenação de poder.
«Há muita coisa no mundo que nunca foi denominada e muita coisa, mesmo que tenha sido, nunca foi descrita. Uma delas é a sensibilidade – inconfundivelmente moderna, uma variante da sofisticação, mas dificilmente idêntica a ela – que dá pelo nome de Camp» – Susan Sontag
Andrew Bolton, o curador da exposição, numa entrevista ao New York Times, justificou a escolha do tema.
«Estamos a passar por um momento extremo de Camp, e pareceu-nos bastante relevante para o diálogo cultural, olharmos para aquilo que, muitas vezes, é descartado como se fosse uma frivolidade, mas que na verdade pode ser algo bastante sofisticado, bem como uma arma política poderosa, especialmente para as culturas que são marginalizadas».
No meio de tantas celebridades da grande elite, como é costume, apenas algumas são selecionadas para fazerem parte do esquadrão maravilha que acompanha Anna Wintor como anfitriões do evento. Em 2019 esse papel coube a Harry Styles, Lady Gaga, Serena Williams e Alessandro Michele.
Deixo-vos de seguida com os looks de que mais gostei:
Se não conheciam este evento e procuram saber mais, deixo a título de curiosidade o filme Ocean’s 8, com protagonistas como Sandra Bullock, Anne Hathaway, Sarah Paulson, Rihanna entre outras. Este spin-off da trilogia Ocean’s, acompanha um grupo de mulheres que planeiam realizar um roubo no Met Gala.
«Camp é uma forma de ver o mundo como um fenómeno estético […] não em termos de beleza, mas sim em função dos níveis de artifício, de estilização»
Susan Sontag
Carolina Freitas