Captura de ecrã 2020-08-20, às 22.34.23

O Alfaiate e a Modista

Alfaiate e e Modista: profissões seculares, tradicionais, que consistem na criação de peças de roupa de forma artesanal, um trabalho altamente manufaturado, personalizado e exclusivo.

Duas profissões que surgiram em destaque na sociedade. São das mais antigas do mundo e merecem o nosso destaque e aplauso pela importância que sempre tiveram ao longo da história das sociedades e da moda.

Em 1950, dita-se a grande viragem com o ‘prêt-a-porter’ (pronto a vestir).

Atualmente, são profissões em menor escala, devido á massificação das lojas de roupa e da oferta, as roupas passaram a ser confecionadas em série e padronizadas. Com esta alteração sofreram um impacto negativo na sua atividade, mas que lhes conferiu cada vez mais um estatuto de exclusividade e sendo procurados por quem pretende algo de valor, personalizado e único.

Alfaiate e Modista, à partida pensamos serem termos iguais, mas não são. São termos similares e não sinónimos. Referem se á mesma atividade profissional de confeção de peças de roupa.

O Alfaiate dedica-se à moda masculina e a modista à moda feminina. Na sua base, têm em comum traços de atuação, tais como tirar as medidas do corpo, cortar o tecido e criar padrões de acordo com o que o cliente pretende.

Duas profissões que dominam as agulhas, as tesouras e os dedais e se movem pela mesma paixão.

Consistem num trabalho de confeção à medida para cada cliente e de acordo com o gosto pessoal de cada um. Cada peça resulta numa segunda pele, em que o cliente se revê e sente como se fizesse parte de si. Refletem nas peças os desejos e anseios que o cliente lhes passa.

Cada peça é única, é um trabalho inteiramente artesanal e de extrema habilidade, que nos remete a um certo imaginário e glamour.

Dita a história, nomes sonantes que passaram a ser vistos como «arte» devido à grandiosidade do seu trabalho. De alfaiates e modistas, passaram a grandes estilistas, associados à alta costura. Assim foi com Coco Chanel, Hubert de Givenchy, Christian Dior, entre outros.

Alfaiate e Modista mestres da costura, da criação, artesãos e artistas.


Carla Martins

BLISS Image Consulting

IG: @blissimageconsulting 

FB: Bliss Image Consulting 

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

Conheçam a Isa Oliveira

Isa Oliveira, 35 anos, de sorriso fácil, uma força impactável e contagiante. Portuguesa a viver e trabalhar como técnica de seguros em Luanda, Angola, casada e um filho que são os seus amores de perdição.

Conheçam a Filomena Gonçalves

Diz a nossa blogger Filomena Gonçalves, que habita o planeta há 43 anos e que é Leão, de signo e de coração, talvez por isso, não há coincidências, a encante o Modernismo Catalão, e o

Conheçam a Carla Martins

Positivismo, determinação e carisma são as palavras que melhor descrevem a nossa blogger Carla Martins. Reside em Viseu, tem 37 anos e trabalha como coordenadora administrativa de equipas para Angola numa multinacional portuguesa, actividade que

Conheçam a Sandra Correia aka Maria Roma

Sandra Correia, 46 anos, alfacinha de gema! Criativa, comunicativa e disruptiva, assim se apresenta a nossa blogger da Dress For Success, especializada na gestão da felicidade. Uma mulher apaixonada pelas pessoas, que gosta de defender

Conheçam a Maria Garcia

A Maria tem 37 anos e é uma apaixonada pela Vida! Pragmática, com um talento natural para a organização e simplificação Cresceu rodeada de exemplos de grande inspiração que continuam a ter um grande impacto

Conheçam a Sandra Oliveira

Hoje, através desta breve entrevista, vamos conhecer uma Mulher irreverente, cheia de garra e determinação. Aprecia e vive a Vida intensamente a cada momento. Apenas com 42 anos, tem um percurso diferente e inspirador. Foi