modalisboa

Os temas portugueses para o Outono Inverno 2019/20

Este ano repito-me porque faz sentido: já falei da alta costura europeia e agora faço um apanhado dos desfiles portugueses.  Estamos a entrar no Outono Inverno 2019 – 2020.

O concurso Sangue Novo trouxe 6 novos estilistas e este ano a vencedora foi Carolina Raquel – com uma coleção inspirada na escultura, de seu nome Uma Forma Complexa. Ficamos atentos ao futuro deste novo prodígio da moda portuguesa, que agora irá para Florença completar um Mestrado em Design!

Começamos pela Moda Lisboa que decorreu no mês passado, entre 7 e 10 de Março, e seguimos rumo até ao Portugal Fashion, entre 14 e 17 de Março. São eventos com essências diferentes, mas com o objetivo comum de enaltecer a moda portuguesa, mostrando ao mundo o que de melhor cá se faz.

O tema da Moda Lisboa foi Insight, remetendo-nos logo para algo mais íntimo. No site, explicam-nos que estará ligado à percepção. A passerelle principal descontruída em arena com uma instalação luminosa no meio leva-nos logo para o mundo da interpretação individual de cada espectador.

Constança Entrudo, LAB, modalisboa.pt  | David Pereira, Workstation, modalisboa.pt Nuno Gama, modalisboa.pt

O concurso Sangue Novo trouxe 6 novos estilistas e este ano a vencedora foi Carolina Raquel – com uma coleção inspirada na escultura, de seu nome Uma Forma Complexa. Ficamos atentos ao futuro deste novo prodígio da moda portuguesa, que agora irá para Florença completar um Mestrado em Design!

Carolina Raquel em modalisboa.pt

A Moda Lisboa termina com um desfile de Dino Alves que apresenta uma coleção chamada Reação, para homens e mulheres. O nome, por si só, instiga a curiosidade e o desfile acabou com uma mensagem bem clara de liberdade criativa e respeito pelos outros e pelo planeta. Uma mensagem em forma de manifesto contra a «má índole» (Dino Alves, modalisboa.pt).

Dino Alves em modalisboa.pt

Chegando ao Norte do país, o evento também não dispensou mensagens sociais fortes. A portugalidade em forma de roupa foi-nos também apresentada por vários artistas, tais como Alexandra Moura e a dupla Marques’Almeida.

Micaela Oliveira mostra estilos divertidos e muito próprios para todas as mulheres que quiserem ser exatamente aquilo que lhes apetecer.

Alexandra Moura em publico.pt | Marques’Almeida em publico.pt |Micaela Oliveira em nit.pt

Como na Dress for Success queremos enaltecer o valor da mulher, termino esta história mencionando a estilista Sofia Kah e a sua coleção Tiger Souls. O foco numa mulher confiante e auto suficiente, que se quer empoderar! O cor de rosa alerta para as desigualdades de género, explica a estilista, nomeadamente no que toca à carreira profissional. 

Sofia Kah por Ugo Camera em publico.pt

Com tantos folhos, flores e cores animadas, parece-me que vem aí um outono/inverno com um toque primaveril. 

Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação

Artigos recentes

X de Infinito: a história da Marta

Apresento – vos hoje uma Mulher inspiradora que conquista qualquer pessoa através da sua energia de Amor e Sabedoria. O seu nome é Marta H., tem 36 anos e nasceu com o sol em balança

X de Infinito: a história da Ana

Conheçam a Ana Rendall – (praticamente) nascida e criada em Oeiras, tem agora 30 anos e formou-se em psicologia clínica. Por voltas que a vida dá, não exerce a função para a qual estudou, tendo

X de Infinito: a história da Elba

Elba Cruz Ramos, beneficiária da Dress For Success Lisboa, formada em Direito e profissional no Ramo Imobiliário, fala-nos da sua história pessoal, os seus desafios e o contributo da DFS para a sua vida atual.

X de Infinito: a história da Isabel

Isabel Lopes Ferreira, tem 57 anos, cientista, funcionária pública. A família e o trabalho são os pilares. Analítica e focada em fazer bem feito. Inovadora e sem medo de encarar mudanças, impulsionando-as. Estudiosa por natureza,

X de Infinito: a história da Manoela

Coragem é a palavra que frequentemente define as nossas beneficiárias, mas desta vez tem um significado especial. A Carla Manoela foi entrevistada e existem outras palavras que ressaltam quando falamos com ela. Honestidade, simpatia, compreensão

X de Infinito: a história da Catarina

Catarina Marques é uma portuguesa que regressou a casa para se lançar numa aventura profissional por conta própria. Conheceu a Dress em 2017, quando vivia na Irlanda. Já em Portugal, procurou a Dress para conseguir