modalisboa

Os temas portugueses para o Outono Inverno 2019/20

Este ano repito-me porque faz sentido: já falei da alta costura europeia e agora faço um apanhado dos desfiles portugueses.  Estamos a entrar no Outono Inverno 2019 – 2020.

O concurso Sangue Novo trouxe 6 novos estilistas e este ano a vencedora foi Carolina Raquel – com uma coleção inspirada na escultura, de seu nome Uma Forma Complexa. Ficamos atentos ao futuro deste novo prodígio da moda portuguesa, que agora irá para Florença completar um Mestrado em Design!

Começamos pela Moda Lisboa que decorreu no mês passado, entre 7 e 10 de Março, e seguimos rumo até ao Portugal Fashion, entre 14 e 17 de Março. São eventos com essências diferentes, mas com o objetivo comum de enaltecer a moda portuguesa, mostrando ao mundo o que de melhor cá se faz.

O tema da Moda Lisboa foi Insight, remetendo-nos logo para algo mais íntimo. No site, explicam-nos que estará ligado à percepção. A passerelle principal descontruída em arena com uma instalação luminosa no meio leva-nos logo para o mundo da interpretação individual de cada espectador.

Constança Entrudo, LAB, modalisboa.pt  | David Pereira, Workstation, modalisboa.pt Nuno Gama, modalisboa.pt

O concurso Sangue Novo trouxe 6 novos estilistas e este ano a vencedora foi Carolina Raquel – com uma coleção inspirada na escultura, de seu nome Uma Forma Complexa. Ficamos atentos ao futuro deste novo prodígio da moda portuguesa, que agora irá para Florença completar um Mestrado em Design!

Carolina Raquel em modalisboa.pt

A Moda Lisboa termina com um desfile de Dino Alves que apresenta uma coleção chamada Reação, para homens e mulheres. O nome, por si só, instiga a curiosidade e o desfile acabou com uma mensagem bem clara de liberdade criativa e respeito pelos outros e pelo planeta. Uma mensagem em forma de manifesto contra a «má índole» (Dino Alves, modalisboa.pt).

Dino Alves em modalisboa.pt

Chegando ao Norte do país, o evento também não dispensou mensagens sociais fortes. A portugalidade em forma de roupa foi-nos também apresentada por vários artistas, tais como Alexandra Moura e a dupla Marques’Almeida.

Micaela Oliveira mostra estilos divertidos e muito próprios para todas as mulheres que quiserem ser exatamente aquilo que lhes apetecer.

Alexandra Moura em publico.pt | Marques’Almeida em publico.pt |Micaela Oliveira em nit.pt

Como na Dress for Success queremos enaltecer o valor da mulher, termino esta história mencionando a estilista Sofia Kah e a sua coleção Tiger Souls. O foco numa mulher confiante e auto suficiente, que se quer empoderar! O cor de rosa alerta para as desigualdades de género, explica a estilista, nomeadamente no que toca à carreira profissional. 

Sofia Kah por Ugo Camera em publico.pt

Com tantos folhos, flores e cores animadas, parece-me que vem aí um outono/inverno com um toque primaveril. 

Francisca Pedra Soares, Consultora de Comunicação

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos recentes

É Menino ou Menina?

O título é uma brincadeira. Remete para o momento em que sabemos que alguém está grávida; primeira pergunta: É menino ou menina? E esse é o mote para falarmos de moda sem género. Unissexual.  Estaremos

Como manter o armário organizado?

Uma das maiores dificuldades para as mulheres é conseguir manter o roupeiro organizado. Seja por preguiça, ou porque custa tirar peças que achamos que daqui a algum tempo vamos usar, a verdade é que esta

Combinações de Norte a Sul

Influenciada pela nova campanha De Norte a Sagres, decidi pensar num roteiro para este Verão: bonitas parelhas de praia e fato de banho/biquíni condizente.           Em Julho ainda chovia. Acredito, então, que o Verão virá

À Conversa Com Margarida Beja da H Sarah Trading

É dever de cada cidadão batalhar contra os abusos ambientais que acontecem no nosso planeta. Sabendo que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, devemos contrariar esta estatística. A reciclagem têxtil

Um leque de possibilidades

Um leque é composto por tiras: este tem 5. E ao contrário do que costumo fazer, o meu foco não é simplesmente as tendências da moda mas o que realmente devia ser moderno toda a